Adnet compôs música para Paulo Gustavo
Reprodução/Instagram
Adnet compôs música para Paulo Gustavo

Marcelo Adnet diz que vive um "turbilhão de emoções" ao comentar a homenagem que a escola de carnaval carioca São Clemente prepara para o comediante Paulo Gustavo em 2022. Adnet, aliás, é autor de uma das letras que disputam com nove concorrentes o samba-enredo batizado de "Minha vida é uma peça".


Criação de Adnet, Teresa Cristina e outros oito compositores, o samba foi apresentado pela primeira vez no último sábado (21/8), em evento promovido pela agremiação. Nesta semana, as obras finalistas já serão definidas.

"A ficha ainda não caiu sobre a partida do Paulo. Ver a primeira apresentação dos sambas na quadra fez cair um pouquinho mais a ficha. Acho que, através de uma festa tão linda, a saudade bate de uma maneira mais humana", afirma Adnet, que tem a São Clemente como a "escola de seu coração" e foi o responsável por aproximar a família de Paulo Gustavo da agremiação de carnaval.

"Através da festa, a tristeza vai embora de forma mais natural. Então a gente quer muito cantar Paulo Gustavo, dançar Paulo Gustavo... Queremos "paulogustavear" na Avenida", disse o ator.

Os primeiros versos do samba (ouça acima) trazem uma espécie de diálogo entre Dea Lucia Amaral, mãe de Paulo Gustavo, e seu filho. "Meu filho, hoje o céu tá colorido / O brilho das estrelas mais potente / Os mestres te recebem com sorriso / No infinito do seu coração clemente", diz a primeira estrofe da letra.

O refrão, já no meio da música, se apresenta como uma resposta de Paulo Gustavo ao comentário da mãe: "Ô, Dona Déa, vem cá! / Sacode meu gurufim / Faz um carnaval pra mim / Chama o bonde das amigas — ê, saudade / Se essa rua agora é minha vai ter só felicidade".

Na segunda parte da letra, há uma referência à "Oração de São Francisco de Assis", canção religiosa que a mãe de Paulo Gustavo costumava cantar para o filho durante os dias em que ele esteve internado no hospital, em tratamento contra a Covid-19. "Senhor, fazei de nós / O instrumento de vossa fantasia / Onde houver ódio que eu leve humor / E esperança pra panela vazia".

"Paulo Gustavo é uma entidade, um gênio eterno e afetuoso", enaltece Marcelo Adnet, que era amigo próximo do humorista. "A oração de São Francisco é a que ele pedia para que a mãe a família recitassem, inclusive na reta final de sua vida. Apostamos nessa oração, que é algo muito íntimo, forte e poderoso. E a gente ainda modificou uma ou duas palavras, transformando "amor" em "humor", por exemplo. "Onde houver ódio que eu leve humor"... Acho que isso é bem a cara do Paulo", disse. 

Desfile com amigos na Avenida

Com sinopse assinada pelo carnavalesco Milton Cunha, o enredo da São Clemente para o carnaval de 2022 está dividido em cinco partes: "O céu de PG", "Hermínia Amaral", "Flecha do cupido", "Bondedazamigas" e "D de Diva Déa, Dulce, diversidade". Ao GLOBO, o presidente adianta alguns detalhes do que está sendo pensado para Avenida:

Você viu?

"Queremos botar cem amigos dele para desfilar na avenida e um carro alegórico com 40 integrantes só para a familia. Meu telefone não para, já tem muita gente ligando querendo participar, pessoal de fã-clube, gente de fora do país. Mas temos que ter organizar, pois são 3.200 componentes para 1 hora e 20 minutos de desfile", detalha Renatinho Gomes, sem esconder a empolgação com homenagem.

"O mais importante é o sentimento da escola. Não é um enredo qualquer, o Paulo Gustavo era gigante", disse. 

Leia letra de samba de Marcelo Adnet

A letra de Marcelo Adnet que disputa o samba-enredo da São Clemente é composta com Teresa Cristina, André Carvalho, Gustavo Albuquerque, Pedro Machado, Fabiano Paiva, Baby do Cavaco, Gabriel Machado, Luizinho do Méier e Hamilton Fofão. Veja a letra abaixo:

MEU FILHO, HOJE O CÉU TÁ COLORIDO
O BRILHO DAS ESTRELAS MAIS POTENTE
OS MESTRES TE RECEBEM COM SORRISO
NO INFINITO DO SEU CORAÇÃO CLEMENTE

VOCÊ QUE FOI MÃE COMO TANTAS DE NÓS:
HERMÍNIA,
EMPRESTA SUA VOZ QUE ENCANTA PRA DIZER
HOJE O SAMBA SAIU FESTEJANDO VOCÊ
NO TEATRO DA AVENIDA
A CORTINA VAI SUBIR
PRO RISO DESFILAR E RESISTIR
VAI, MEU MENINO
SÓ O AMOR PODE TE RESUMIR

Ô DONA DÉA, VEM CÁ!
SACODE MEU GURUFIM
FAZ UM CARNAVAL PRA MIM
CHAMA O BONDE DAS AMIGAS — Ê SAUDADE
SE ESSA RUA AGORA É MINHA VAI TER SÓ FELICIDADE

SENHOR, FAZEI DE NÓS
O INSTRUMENTO DE VOSSA FANTASIA
ONDE HOUVER ÓDIO QUE EU LEVE HUMOR
E ESPERANÇA PRA PANELA VAZIA

NA ARTE A GENTE SE ENCONTRA, SE ESBARRA, ENCENA, FAZ VALER A PENA
MINHA VIDA É UMA PEÇA
VEJO NELA
BEYONCÉS NA MINHA ESCOLA
VAI QUE COLA
PRETAS LINDAS DE VESTIDO AMARELO
EM GRANDE TELA
O NOVO DIA RAIOU
NO BEIJO NA BOCA DO MEU GRANDE AMOR

BRAVO PAULO GUSTAVO
A SÃO CLEMENTE VEM TE APLAUDIR
OS FILHOS TEUS SÃO O FUTURO DESTE ENREDO
QUE CONTA A HISTÓRIA DO BRASIL QUE VENCE O MEDO

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!