Felipe Neto iniciou sua trajetória na internet de óculos escuros com o quadro “Não Faz Sentido” em 2010, onde exibia suas opiniões sobre assuntos populares de forma crítica e cômica. O youtuber, antes conhecido pelas polêmicas, atualmente é abraçado pela maioria das pessoas que o criticava e conquista uma legião de fãs - ou corujas - cada vez maior.
Leia também: Youtuber do Amigo Gringo acusa Felipe Neto de mentir sobre Wall Street Journal .
Para mostrar os fatores que levaram Felipe Neto a passar de odiado a amado pelo público, o iG Gente relembrou os primeiros passos do youtuber na web e listou os acontecimentos determinantes para essas mudanças:
“Não faz sentido” – O início de tudo
Com a atração autêntica e fora do padrão, Felipe se consolidou e atingiu a fama, embora tenha conquistado, também, muitos ‘haters’.
Vídeos com pontos de vistas polêmicos sobre “Crepúsculo”, a série “Vida de Garoto” (sobre os colírios Capricho ), Restart e “Gente Colorida”, Justin Bieber, Fiuk e “Cinquenta Tons de Cinza”, por exemplo, fizeram com que Felipe fosse conhecido como uma pessoa ranzinza e chata, o que ele declarou não ser anos depois.
Em 2013 ele abandonou o canal para se dedicar aos seus empreendimentos e ficou afastado da mídia por cerca de dois anos. Retornou para a sua página no YouTube em 2016 e, em março de 2017, o youtuber declarou o fim do programa que o mostrou para o mundo. “”Não Faz Sentido” foi a minha glória e a minha ruína. Foi a melhor e a pior coisa que eu já fiz na vida”, disse Felipe.
“Eu me sinto muito orgulhoso de ter feito parte do crescimento de uma geração inteira [...] Eu não me arrependo de nada do “Não Faz Sentido”. Faria tudo de novo. Tudo de maravilhoso e algumas coisas ruins que aconteceram na minha vida eu devo ao “Não Faz Sentido””, completou.
Biel x Felipe Neto
Um dos últimos “Não Faz Sentido” feitos por ele foi o que criticava o cantor Biel por assediar uma jornalista e não se desculpar. A publicação tem mais de 10 milhões de visualizações.
Fãs de Biel saíram em defesa do cantor, afirmando que Felipe tem tuítes machistas. O youtuber, por sua vez, assumiu os erros e disse “um dia já ter sido machista”, e prometeu “continuar lutando para ser um homem melhor todos os dias”.
Leia também: Felipe Neto polemiza ao criticar Youtube por permitir clipe de Childish Gambino .
Pintar o cabelo de várias cores
Felipe aderiu aos cabelos coloridos, moda antes muito criticada por ele. Ele muda a cor de seus cabelos a cada meta de inscritos alcançada no YouTube : com sete milhões, mudou para o loiro; com oito milhões, o cabelo ficou azul; o rosa foi a cor dos nove milhões; já aos dez milhões, seu cabelo ficou multicolorido.
Depois vieram ainda cores como verde, vermelho, laranja, roxo, neon e branco. Quando o seu canal bateu a marca de 30 milhões de inscritos, Neto optou pelos fios pretos, mas avisou que a mudança não é definitiva.
As cores foram tantas ele lançou uma coleção de tintas para cabelos em parceria com a Salon Line.
Assumir erros e mudar com eles
Por falar em mudança definitiva, a postura de Felipe Neto nas redes sociais e no YouTube
mudou muito ao longo do tempo. O próprio vlogger já falou sobre o assunto diversas vezes e relatou que amadureceu com os erros.
“Colocar os óculos escuros e voltar a xingar na internet não era mais o meu objetivo. Não era mais o que me fazia bem, não era mais o que eu queria criar e não era mais o que o público queria assistir”, comentou Felipe quando assumiu um novo formato em seu canal.
“Eu provei para mim mesmo e para quem duvidasse que eu era capaz de conquistar públicos novos e com novos conteúdos”, finalizou.
Seus vídeos hoje em dia são voltados a reações sobre memes, entretenimento, “tente não rir” e assuntos variados, o que é bem aceito pelo público e o torna cada vez mais popular na mídia.
Saber contornar situações adversas
Em julho de 2018, vazou na internet um vídeo íntimo do youtuber. O episódio foi um claro sinal da nova fase vivida por Felipe Neto, que acabou ‘abraçado’ pelos internautas solidarizados com o ocorrido.
Na ocasião, Felipe fez um vídeo brincando com o vazamento: “Faço piada de tudo na minha vida e não vou fazer piada do meu pinto?”, questionou ele.
Adotar medidas de classificação indicativa
O empresário adotou medidas para ajudar no controle de seus conteúdos. Todos os seus vídeos
que possuem palavrões têm a classificação indicativa +13 no título. “É uma iniciativa minha, que adoto para ajudar os pais que não querem que seus filhos tenham acesso a este tipo de linguagem”, comentou Felipe.
Não apoiar Bolsonaro
Nas últimas eleições presidenciais, Felipe declarou voto em Haddad, apesar de também não ser fã do PT.
O ator critica publicamente as ações do presidente da República, Jair Bolsonaro, nas suas redes sociais, e recebe apoio dos internautas. “É massa ver tua evolução do pensamento de 2014 pra cá, Felipe. Não é uma questão de apoiar o PT e sim sobre circunstâncias de risco ao ser humano”, falou um seguidor.
Se solidarizar com transexual
Em novembro de 2018, Felipe Neto contribuiu com uma vaquinha online para ajudar a youtuber transexual, Bianca Alves, a comprar um celular e um notebook para fazer os vídeos. “Oi, eu mandei uma doação de um pouco mais do que precisava pra poder comprar um equipamento legal. Espero muito que dê tudo certo e ela conquiste tudo que merece”, escreveu Felipe.
Ser honesto com o público
A sensatez é uma das melhores formas de se aproximar do público. Em desabafo no Twitter, Felipe, que cresceu no subúrbio do Rio, foi honesto com os seguidores e declarou as razões pelas quais o dinheiro não traz felicidade: “Eu nunca ganhei tanto dinheiro em toda minha vida. E eu nunca estive tão insatisfeito em toda minha vida. Ganhar milhões por mês impacta ZERO na sua real felicidade se isso significar não ter tempo e disposição para mais nada além do trabalho”.
Alertar para a hipersexualização infantil
Felipe anunciou que a cantora Melody foi banida de seus vídeos por causa da hipersexualização infantil . “Galera, infelizmente a Melody está banida do meu canal. Havia informado ao seu pai q não faria mais react enquanto ela fosse sensualizada. Ele me prometeu q ia mudar, mas só piorou. E piorou muito. Ela tem 11 anos. ONZE. E eu tive q censurar uma foto p/ poder exibir”, afirmou o empresário.
O fato aumentou a aceitação de Felipe Neto nas redes sociais. Não faltaram respostas defendendo e apoiando a atitude dele: “Eu não aguento mais concordar com o Felipe Neto. Que realidade paralela é essa que eu fui transportado?”, disse um internauta. Outro brincou: “Nunca vou perdoar o Felipe Neto por me fazer concordar com ele tantas vezes em tão pouco tempo”.
Defender LGBTs
No Twitter, o youtuber
rebateu pessoas que citaram trechos bíblicos para julgar homossexuais. “Jesus em todo o Novo Testamento não gastou uma gota de saliva para falar sobre homossexuais. Porém condenou com toda a sua força o adultério e aqueles que usam Deus para enriquecer. Se você quer mesmo seguir Jesus, reveja suas prioridades e enxergue as Dele”, disse.
“Felipe Neto, nunca achei que diria isto, mas estou amando concordar com você”, afirmou um seguidor, que tem opinião semelhante a maioria dos internautas.
Ser popular atrai publicidade
Ser amado no ambiente virtual é uma das formas de atrair empresas interessadas em divulgar a marca entre o público jovem. Além da parceria com a Salon Line - conforme explicamos -, Felipe Neto
também se associou à revistas e fabricantes de cadernos universitários, o que colaborou com a disseminação de sua nova fase em meio aos jovens e crianças.