Opinião: Edição já bastante criticada nas redes sociais e com audiência em baixa recebe um duro golpe do acaso e ruma para final anticlimática
O "BBB 17" teve uma expulsão (Marcos Harter) envolta em muita polêmica em sua reta final. Mas nada que se assemelhe ao drama que vive o "BBB 19". Hariany, já consagrada finalista do programa sem ter tido uma liderança sequer e tendo sobrevivido a quatro paredões e também ao super paredão, foi expulsa após ter agredido Paula na madrugada desta quinta-feira (11).
Leia também: Após agressão a Paula na madrugada, Hariany é expulsa do "BBB 19"
A expulsão de Hariany corooa a edição mais problemática da história do "BBB". Não é oficial, mas a produção do programa deve ter ponderado bastante a respeito de como proceder após o episódio que se deu após a última festa do programa. Era a pior coisa que poderia acontecer na véspera da final.
O clima da finalíssima será ainda mais de velório do que se anunciava, já que a favorita ao prêmio, Paula, é odiada pela vasta maioria das redes sociais.
A amizade de Hariany e Paula, de certa maneira, pautou a narrativa do reality e as duas, unidas contra o resto do mundo, estiveram constantemente no alvo dos demais participantes. Nos últimos tempos vinham se estranhando e, por mais que haja atenuantes, o que a goiana fez era passível de expulsão.
Leia também: O que Hariany tem que os outros não têm no "BBB 19"?
Edição dos pesadelos
O "BBB 19" mais do que qualquer outro opôs produção e redes sociais. Há algum tempo o "Big Brother" se tornou um programa de segunda tela e a própria Globo percebeu isso favorecendo dinâmicas exclusivas para a web.
Nesta edição, a produção do programa e as redes sociais tiveram diversos focos de estranhamento e Paula , na grande maioria das vezes, foi a protagonista deles. Mais uma vez, produção e redes sociais tiveram um embate nesta quinta-feira.
A Globo se posicionou pela primeira vez sobre a agressão depois das 13h. Nesse meio tempo, a hashtag que pedia a expulsão da goiana se tornou a mais bombada do Twitter brasileiro.
A deflagração do mal-estar no "BBB 19" se deu maiormente quando a produção se viu na necessidade de pensar dinâmicas para movimentar uma casa pautada pelo desinteresse, mesmo com tantas polêmicas à espreita: racismo, violência contra a mulher, etc.
A expulsão de Hariany encaminha o "BBB 19" para suas melancólicas horas finais em que uma campeã contestada deve ser consagrada. A internet tanto insistiu e o programa parece ter finalmente se rendido à máxima de refletir o Brasil.