A produção de "A Fazenda 16" convocou todos os peões nesta segunda-feira (23) para exibir um comunicado no telão da sala. A atitude de chamar a atenção dos participantes ocorre após uma confusão generalizada entre Flor Fernandez, Suelen Gervásio e Flora Cruz.
"Atenção, peões. No mundo de hoje, preconceitos de qualquer tipo são inadmissíveis. É dever de todos cuidarmos de nossas palavras e atitudes", iniciou o comunicado lido pela fazendeira Julia Simoura.
"Palavras preconceituosas ferem, e não adianta dizer que não foi essa a intenção. Vamos todos nos esforçar para criar um ambiente de respeito e inclusão. Obrigado", completou.
O que aconteceu?
Ex-apresentadora do SBT, Flor Fernandez fez comentários inapropriados envolvendo o corpo da filha de Arlindo Cruz, Flora Cruz. Posteriormente, ela fez declarações de intolerância religiosa e foi acusada de racismo.
Flora Cruz confrontou a ex-SBT após a prova de domingo: "Você falou que eu não ia conseguir fazer a prova direito por causa do meu corpo!".
Flor rebateu: "Não, eu falei por causa da perna. Que você não abria a perna rápido!".
Flora Cruz: "Depois, tu veio falar: 'Índio é o quê? Índio é preto'".
Flor Fernandez: "E daí, gente? Meu avô apanhou, meu avô foi domesticado num pau de arara por causa disso. Você vai desprezar os índios agora? Índio é menor?".
Flora: "Se fala povo indígena! Aprende a falar".
Flor: "É índio, é índio. Meu avô era índio!".
A briga se estendeu após Suelen Gervásio e Camila Moura defenderem que Flor Fernandez teria tido falas racistas. Em determinado momento, a discussão envolveu religião, quando a ex-apresentadora do SBT disse que a modelo tinha um demônio falando no ouvido.
Em meio à briga, Flor Fernandez declarou que Jesus é mais forte que todos os orixás e afirmou que Gervásio estava envolvida com demônios por ser de religião de matriz africana.