O cartunista Paulo Caruso era figura certa no
Reprodução/Instagram 04.03.2023
O cartunista Paulo Caruso era figura certa no "Roda Viva", da TV Cultura

cartunista Paulo Caruso - famoso por mostrar sua arte no programa "Roda Viva" desde 1987 - morreu na manhã deste sábado (4), aos 73 anos, no Hospital 9 de Julho, no Centro de São Paulo. O artista descobriu um câncer no intestino em 2017 e lutava contra a doença desde então.

Paulo estava internado no hospital há um mês desde que teve uma piora no combate à doença no começo deste ano. O velório será realizado na região da Bela Vista, a partir das 11h, e o enterro será somente na segunda-feira e ficará restrito apenas à família e amigos próximos. 

Paulo José Hespanha Caruso nasceu em uma família que é repleta de artistas. Além dele, o irmão gêmeo, Chico Caruso, também cartunista , ele era pai do cineasta Paulinho Caruso e tio do humorista Fernando Caruso. Por muitos anos, ele trabalhou na revista IstoÉ, na qual assinava a charge da semana com o título "Avenida Brasil".

Na vida profissional, chegou a cursar arquitetura na Universidade de São Paulo (USP) no começo dos anos 1970, mas nunca exerceu a profissão. Nessa mesma época, chegou a ser hippie e morava com outros 24 membros em uma comunidade, a qual ele chamada de "favela de luxo".

Paulo também trabalhou no jornal O Pasquim na mesma década, ao lado de Jaguar e Ivan Lessa. Também fez caricaturas para Diário Popular, Folha de S. Paulo, Veja, IstoÉ, Creta, Senhor e seus trabalhos também apareceram em publicações especializadas como Circo, Chiclete com Banana e Geraldão.

O cartunista começou a desenvolver sua habilidade com os pincéis ainda na infância, quando desenhava sem parar incentivado pelo avô materno, que era pintor amador, e pegava na mão dos irmãos gêmeos para ensinar a desenhar.

Em 1992, lançou o livro "Avenida Brasil", em que reuniu centenas de charges políticas, publicadas em jornais e revistas. Recebeu prêmios importantes, entre eles, o de melhor desenhista, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA, em 1994.

Em um de seus últimos posts, em março de 2022, o artista celebrou a parceria e amizade com o irmão gêmeo e publicou várias fotos dos dois juntos no Circuito Catarinense de Quadrinhos, que aconteceu em Florianópolis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!