Desde a extinção do Oasis, em meados de 2009, Noel Gallagher nunca esteve tão perto de sua antiga banda como está agora. E nem tão distante.
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Perto porque o cantor e compositor britânico conseguiu reunir sob as asas de seu projeto High Flying Birds dois de seus ex-colegas de Oasis: o guitarrista Gem Archer e o baterista Chris Sharrock. E longe porque o terceiro álbum de Noel Gallagher , “Who Build the Moon?”, lançado na última sexta-feira (24), soa como a renúncia definitiva à sonoridade que o consagrou ao lado do irmão Liam nos anos 1990.
O novo CD chegou às lojas e aos serviços de streaming coberto de expectativa e desconfiança, sendo este segundo sentimento despertado especialmente pelo single “Holy Mountain”, primeira música do novo trabalho a ser divulgada. O hit dançante remete a um glam rock (ou boogie rock) tocado num rádio antigo e chegou a ser apresentado ao público brasileiro – sem chamar nenhuma atenção – durante a passagem de Noel por São Paulo no mês passado, quando abriu shows para o U2.
A banda liderada por Bono, inclusive, pode surgir à memória durante a audição de “Who Build the Moon?” devido ao arranjo das guitarras em algumas faixas, como na psicodélica “It’s a Beautiful World”.
Esse e muitos outros traços do novo CD de Noel se deve ao trabalho do produtor David Holmes, um expoente da música eletrônica britânica que já colaborou com o U2 no passado.
O DJ Holmes é reconhecido por seus trabalhos em trilhas sonoras e agora responde por muito da nova identidade musical dos High Flying Bird , que chegam a exagerar na ambição em alguns momentos, mas conseguem evidenciar a própria qualidade ao alternar com boa harmonia entre músicas coloridas e a psicodelia que dá a tônica de “Who Build the Moon?”.
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Merecem atenção a já citada It’s a Beautiful World e The Man Who Build the Moon , assim como If Love is the Law , que talvez seja a música menos preocupada em ser "diferentona" em todo o álbum. Be Careful What You Wish For também requer menção, mas por se tratar de uma quase xerox de Come Together , e não pela sua qualidade propriamente dita.
Já a melhor música do álbum é também sua maior ironia. Gravada ao violão e piano em uma rádio de Dublin, a faixa bônus Dead in the Water é a única canção que remete às melodias inspiradas do Oasis , destacando-se num CD no qual Noel fez de tudo para se afastar de seu passado e rasgar a própria carteira de identidade.
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Ouça "Who Build the Moon?":