A Academia de Artes e Ciências Cinematográfica vai exibir, no próximo domingo (24) a 91ª edição do Oscar. O prêmio mais prestigiado do cinema de Hollywood, o evento já sofreu muitas mudanças e críticas ao longo dos anos, mas em 2019 atinge um ponto crucial.

Oscar 2019
Divulgação
Oscar 2019

Depois do “ Oscar So White”, que apontava a predominância de pessoas brancas indicadas nas categorias principais, agora, eles cometeram uma série de falhas que tem arranhado sua imagem. A Academia não tem um apresentador, voltou atrás em várias decisões e colocou seu respeito pela arte cinematográfica em xeque.

Leia também: Sabe tudo de Oscar? Teste seu conhecimento sobre a maior premiação do cinema

O Oscar é pressionado anualmente pela ABC a oferecer boa audiência o que, compreensivelmente, faz com que eles busquem novas formas de atrair o público. Mas, as soluções encontradas não parecem ser eficientes e acabam sendo contraditórias.

Em agosto de 2018 a Academia anunciou o que seria a primeira de muitas mudanças criticadas e depois abandonadas para a exibição do Oscar 2019. Na época, provavelmente motivados pela boa repercussão de “Pantera Negra”, eles decidiram fazer uma categoria de Melhor Filme Popular, ideia criticada por muitos.

Em novembro eles voltaram atrás nessa decisão, mas de lá para cá foram diversos anúncios, críticas e desistências. Depois de decidir que só duas músicas indicadas seriam apresentadas ao vivo, eles novamente voltaram atrás. O que torna difícil compreender o critério para essas escolhas é que, por exemplo, a banda Queen vai se apresentar, enquanto Melhor Fotografia seria entregue no intervalo.

As prioridades da Academia não fazem muito sentido com o público, mas no fim das contas, isso pode ser benéfico. São justamente as polêmicas que podem atrair a audiência que o evento perde anualmente. A falta de um apresentador por si só já gera uma curiosidade sobre como será o andamento da noite.

Sem apresentador, quem será responsável pelo monólogo de abertura? Um rumor surgiu na internet após o anúncio de Whoopi Goldberg como uma das apresentadoras. A atriz não apareceu durante toda a semana para apresentar o “The View”, o que fez muitos acharem que o motivo seria a preparação para a cerimônia, que ela já apresentou outras quatro vezes no passado.

Além disso, diversas personalidades ficaram incumbidas de apresentar os indicados a Melhor Filme:  Barbra Streisand, Queen Latifah, Mike Myers, Diego Luna, Amandla Stenberg, Dana Carvey, Trevor Noah, Serena Williams, Tom Morello, o político John Lewis e o chef José Andrés. Não foi anunciado, porém, qual filme cada um vai apresentar. Enquanto Lady Gaga e Bradley Cooper estão confirmados para cantar Shallow , Kendrick Lamar não comparecerá com SZA para cantar All of The Stars .

Oscar político

Divulgação
"Infiltrado na Klan"

Além de tudo, muitos dos indicados podem render discursos politizados. As vitórias de “Roma” e “Infiltrado na Klan”, por exemplo, mostrariam uma Academia sem medo de afrontar as políticas americanas atuais.

Você viu?

Leia também: Domingo de cinema! Fique por dentro da cobertura da TV para o Oscar 2019

Audiência não deveria ser o ponto principal de uma premiação renomada que acontece uma vez por ano, e a Academia focou tanto em ser mais rápida que esqueceu que precisa entreter. Nem os apresentadores mais amados podem superar uma noite maçante, e é isso que a Academia deveria evitar desde o começo.

Participação especial

Ego Kill Talent contou com a participação do baterista do System of a Down, John Dolmayan, na gravação de novo álbum
Divulgação
Ego Kill Talent contou com a participação do baterista do System of a Down, John Dolmayan, na gravação de novo álbum

O Ego Kill Talent está nos EUA gravando seu novo álbum no 606, estúdio do Foo Fighters em Los Angeles. E para uma das faixas do novo trabalho eles contaram com a participação de John Dolmayan, baterista do System of A Down.

“É mesmo muito bom esse tipo de experiência, te faz crescer como artista, além de abrir novos horizontes ao lado de artistas tão talentosos. A Ego Kill Talent é uma das bandas que mais me impressionaram nos últimos 10 anos”, Dolmayan. Theo van der Loo, guitarrista do Ego Kill Talent, comentou o processo de composição ao lado do baterista: “Foi uma experiência incrível passar alguns dias em estúdio trabalhando, compondo e gravando com o John. Ele é um cara super gente boa e ficamos felizes com o resultado desta parceria. É a música mais pesada do disco até o momento”, declarou.

Boa fase

Divulgação
"Hora da Venenosa" faz sucesso dentro do "Balanço Geral" nas tardes da Record

Na última sexta-feira (22) a Record TV bateu a Globo durante a tarde em São Paulo. Pela primeira vez em sete anos a emissora paulistana superou a “Sessão da Tarde” com o “Balanço Geral” e depois com a reprise de “Bela, a Feia”. A diferença, porém, ficou nos décimos: enquanto a Globo fez 10 pontos entre 14h e 16h (em média), a Record fechou em 10,6.

Cancelamento

Não somos só nós, reles mortais, que não gostamos dos cancelamentos da Netflix. Eminem também não gostou nada que “O Justiceiro” foi cancelada pelo streaming e deixou o recado no Twitter: “Prezada Netflix, em relação ao cancelamento de ‘O Justiceiro’, vocês estragaram tudo. Sinceramente, Marshall”.

Remix

O principal sucesso do disco de estreia de Duda Beat, Bixinho , ganhou nova versão. Produzida por Lux & Tróia. Com uma pegada tecnobrega, a faixa faz dançar e tem cara de Carnaval. “A ideia do remix surgiu há um tempo, eu senti que Bixinho poderia ser um pouco mais animada, pro pessoal dançar mesmo! E eu achei que o resultado ficou do jeito que eu queria, bem latino. Acho que todo mundo vai curtir, cantar e rebolar muito no Carnaval”, comentou a cantora.

Leia também: “Choque de Cultura” dominou o ano na TV, internet e livrarias

Oscar na internet

O Oscar vai ser transmitido pela TNT e pela Globo, mas quem quiser uma opção com um toque de humor, os integrantes do “Choque de Cultura” farão uma live que começa no tapete vermelho e segue até o fim da transmissão do evento.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!