‘Encontro’ reúne problemas para além de Patrícia Poeta; confira

Mesmo diante de elogios à Tati Machado e Valéria Almeida, programa matinal continuou reunindo críticas na web durante férias da apresentadora; saiba mais!

Tensão nas 'Super Manhãs'

A Globo completou um ano desde a implementação das "Super Manhãs" em julho, diante de um clima tenso com o público. O aniversário do marco na emissora foi comemorado com críticas à relação de Patrícia Poeta e Manoel Soares no programa, a consequente saída do apresentador da empresa e as férias da apresentadora, que não se despediu do "parceiro". O canal não deu uma resposta diretas aos comentários negativos, ignorando a reprovação do público com a atração e apostando em novas apresentadoras durante a ausência de Poeta.

Reprodução/Instagram

Elogios

Tati Machado e Valéria Almeida, que já participavam do "Encontro" em quadros específicos, passaram duas semanas no comando da atração com muitos elogios. A sintonia das apresentadoras foi celebrada nas redes sociais por espectadores, que aprovaram o programa sem os constantes "climões" que Patrícia e Manoel viviam.

Reprodução/Globo - 14.07.2023

Duplas funcionam

A Globo insistiu tanto em mostrar que a relação entre Soares e Poeta era amigável, que cansou o público e deixou a atração com um aspecto forçado sobre a relação dos dois. Mas o período de Tati e Valéria na apresentação mostrou como duplas podem funcionar quando o clima é mais leve entre os profissionais. Em duas semanas no comando, as apresentadoras se auxiliaram diante dos imprevistos do ao vivo e exibiram como um programa desta conjuntura merece ter uma troca no comando.

Reprodução/Globo - 14.07.2023

'Cidade Alerta' da Globo

No entanto, a emissora ainda precisa repensar a grade de assuntos abordados em cerca de uma hora em um programa diário. Mesmo com os elogios para Machado e Almeida, internautas ainda criticaram a escolha de alguns assuntos abordados na atração, como pautas criminais. O "Encontro" acontece logo após a transmissão de um jornal e, ao invés de amenizar o clima após notícias mais sérias, às vezes escolhe insistir em tragédias e conversar com vítimas de crimes, gerando comparações com programas como "Cidade Alerta".

Reprodução/Globo

Nuvem de palavras

Uma forma de introduzir os assuntos no programa é a "nuvem de palavras", que traz uma seleção dos assuntos mais comentados nas redes sociais para guiar a atração. O artifício exibe a contradição ao trazer pautas seguidas no ao vivo, abordando em um mesmo bloco questões como crimes graves e passos das "dancinhas" do momento sendo ensinados por algum artista. Na tentativa de abordar tudo, a atração acaba se confundindo no propósito de ser um produto mais factual ou de entretenimento.

Reprodução/Globo - 14.07.2023

Ignorar as críticas

Assim como os atritos de Patrícia e Manoel foram ignorados pela Globo, a emissora não se mostra aberta às mudanças no programa e volta a ignorar o que o público comenta nas redes sociais. O Twitter, por exemplo, é um grande termômetro que reúne opiniões dos problemas da atração, mas o canal não parece se movimentar para as críticas diminuírem por lá.

Reprodução/Globo

Desafios de Patrícia Poeta

O retorno de Patrícia após as férias é marcado pela tentativa de resgatar a aprovação dos espectadores, diante de comparações na web que Tati e Valéria conseguiram entregar mais "carisma" do que ela. A facilidade da apresentadora em explorar assuntos no jornalismo, elogiado também nas redes, precisa se ampliar para um "jogo de cintura" geral no comando do programa tão comentado. Mesmo sem outro nome confirmado na apresentação, também é necessário que Poeta saiba dividir o holofote com outros profissionais.

Reprodução/TV Globo

Fique por dentro do mundo dos famosos: veja as notícias no iG Gente!

ig

Veja mais Top Stories