"Vai na Fé" trouxe um desfecho importante para a trama de Yuri no capítulo desta quinta-feira (9). Após ser preso injustamente e solto com o apoio do advogado Benjamin (Samuel de Assis) e da estudante Jenifer (Bella Campos), o personagem de Jean Paulo Campos conseguiu recuperar a bolsa de estudos suspensa na faculdade de direito. A abordagem do racismo na trama recebeu muitos elogios nas redes sociais.
+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!
Além da mobilização dos estudantes para Yuri manter a posição na faculdade, a novela das sete emocionou espectadores ao explorar a vivência dos personagens como pessoas pretas. A autora Rosane Svartman trouxe para a narrativa um grupo de apoio na instituição, em que cada um compartilhou a experiência de "como foi a primeira vez que se sentiu preto".
"Foi quando eu fui preso sem ter feito nada", declarou Yuri na cena. "Foi quando saí da minha bolha e me vi em um lugar onde a maioria das pessoas era como eu", relatou Ben. No Twitter, uma pessoa afirmou que o momento a emocionou por conta de vivências pessoais.
+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !
"Essa cena me fez chorar muito. Sou branca, mas tenho uma filha, de 6 anos, negra. Tenho tanto medo que ela sofra qualquer tipo de racismo que seja. Essa novela tem sido perfeita, e muito importante com todos os temas que abordam", avaliou na rede social.
Essa cena me fez chorar muito! Eu sou branca. Mas tenho uma filha, de 6 anos, negra! E eu tenho tanto medo que ela sofra qualquer tipo de racismo que seja. Essa novela tem sido perfeita, e muito importante com todos os temas que abordam. #VaiNaFé https://t.co/v3k8oOAaXl
— NICOLE VITORIA RODRIGUES 🌈 (@nicolevitoriar_) March 9, 2023
Outros comentários da web também elogiaram a abordagem do racismo nesta e em outras cenas do capítulo. "Rosane mandando muito abordando sobre racismo e escrevendo para personagens pretos", aprovou um usuário sobre o roteiro da autora. "Essa novela me emociona de uma tal forma. Só quem já sentiu racismo na pele sabe como é", comentou outro. "Cada capítulo é um soco no racismo", avaliou mais um.
Confira abaixo as reações na íntegra:
Vai Na Fé é Uma Novela Que Trata Temas Como o Racismo Com Uma Leveza e Ao Mesmo Tempo Impactante. #VaiNaFé 🙏🏻 https://t.co/eMnSRBTYpQ
— Wendel Soares 🦁⚓🥬🦖🐓 (@Wendel2Soares) March 10, 2023
+ Vai na Fé: representatividade negra. A maioria dos atores são negros e suas histórias não falam só de racismo, os personagens não são escravos ou empregados. Na minha opinião, a melhor novela no ar.
— eusouleninhaᶜʳᶠ 🌵 (@HeyLennaa) March 10, 2023
Traves: sia #VaiNaFe #MarDoSertão @tvglobo #Globo #Travessia
Tá lindo como estão abordando o racismo na novela #VaiNaFe
— essedanielviu (@wesleydanielof) March 9, 2023
Isso aq foi tudo p mim https://t.co/YxBbLqZbBa
— Ma ♉ (@negamaimai) March 10, 2023
porra, Rosane mandando mt abordando sobre racismo e escrevendo para personagens pretos 👏🏾 #VaiNaFé
— grazi (@trueflop) March 9, 2023
Essa novela me emociona de uma tal forma. Só quem já sentiu racismo na pele sabe como é. "QUAL FOI A PRIMEIRA VEZ QUE VOCÊ SE SENTIU PRETO" #VaiNaFe
— Cris Antonio ▽▲ (@RealCrisAAn) March 9, 2023
Que lindo esse grupo coletivo dos pretos dos ICAES. Cada capítulo é um soco no racismo. #VaiNaFé .
— Felipe Leocadio (@FelipeLeocadi15) March 9, 2023
+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.