Diferente da primeira versão, em que Guta e Marcelo se casam no fim de "Pantanal", Bruno Luperi fez uma mudança sutil no final do casal na versão da novela em 2022. Os personagens de Julia Dalavia e Lucas Leto não vão se casar e preferirão criar o filho, Otávio, sem trocar alianças.
Zuleica (Aline Borges), mãe de Marcelo, não irá se meter na decisão. Assim, Bruno Luperi, que adapta a novela de Benedito Ruy Barbosa, quebrará o tabu das mudanças na novela e mostrará que um casal não precisa oficializar uma união para ser feliz.
O desfecho permite que os jovens tomem as rédeas do próprio destino. Na versão original, de 1990, Zuleica, interpretada na época por Rosamaria Murtinho, planejava o casamento do filho. Ciente do enlace entre José Leôncio (Claudio Marzo) e Filó (Jussara Freire), a mulher aproveitou a visita do padre para firmar o compromisso.
Na época, o casal foi puxado para o altar sem planejamento. Isso não se repetirá agora. No remake, os dois curtirão a festa, como convidados e Guta fará as pazes com Alcides (Juliano Cazarré) e até dançará com ele.
Além do casamento entre José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes), a festa marcará os casamentos de Tadeu (José Loreto) com Zefa (Paula Barbosa) e José Lucas (Irandhir Santos) com Irma (Camila Morgado).