Globo sofre com processos trabalhistas
Reprodução
Globo sofre com processos trabalhistas

Após a unificação do Grupo Globo, a empresa também uniu os processos trabalhistas que sofreu. A emissora tem mais de 17 mil processos trabalhistas, somando os da Justiça do Trabalho com os da esfera cível.


Segundo o Notícias da TV, desde o começo da unificação do grupo em 2017, foram mais de 4 mil novas ações protocoladas por ex-funcionários. O volume de petições pode gerar um problema judicial para a Globo nos próximos dois anos, quando os casos serão julgados. Para o site, a emissora informou que monitora de perto o que pode acontecer. 

No levantamento, a maioria dos processos foi movida por ex-profissionais de diversas áreas que foram demitidos. O pedido mais frequente é a comprovação de vínculo empregatício por quem era contratado como pessoa jurídica. 

No modelo, a prestação de serviço estabelecido é entre uma empresa e uma pessoa com CNPJ, que também é uma empresa. Na prática, a relação comercial é realizada entre dois negócios, mesmo que o prestador seja uma única pessoa. Assim, o contratado costuma ganhar mais dinheiro e pagar menos impostos, mas sem benefícios trabalhistas. 

Outros processos alegam acúmulo de funções, principalmente no setor do jornalismo. PJ's contratados para serem repórteres e editores, alegavam trabalhar como produtor sem ganhar a mais pela função. 

O valor dos pedidos e condenações da Globo variam, de R$ 30 mil a R$ 2,9 milhões. A sentença depende da situação. Muitos processos serão avaliados e pode gerar um problema bilionário para a emissora a médio prazo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!