BBB 21: Lucas Penteado pode ser expulso por conta das acusações de violência

Em entrevista, advogada da ex-namorada do ator disse que ambas as partes podem precisar depor em breve

Foto: Reprodução Instagram
Lucas Penteado

Lucas Koka Penteado, um dos confinados do “Big Brother Brasil 21” , está sendo acusado de agressão física, agressão psicológica e cárcere privado contra uma ex-namorada, que terá seu nome preservado nesta reportagem. 

Recentemente, no dia 1º de fevereiro, a moça procurou a delegacia Delegacia da Mulher em Diadema, na região da Grande São Paulo, para registrar um boletim de ocorrência contra o ator. No documento, ela relata que  Lucas Penteado tomou seu celular, escondeu a chave do apartamento e a manteve no imóvel dele contra sua vontade.


“O investigado a pressionou contra a parede e disse que eles iriam casar e que, a partir daquele dia, ela deveria morar no apartamento dele”, diz um trecho do boletim de ocorrência que o Portal iG teve acesso. 

Sem celular, a suposta vítima declara que só conseguiu sair da situação dois dias depois, quando Lucas se distraiu e ela conseguiu mandar uma mensagem para familiares a buscarem.

Além desta situação, a ex-namorada alega que sofreu diferentes tipos agressões por parte do ator. “Ele deu empurrões nela, puxões de braço, deixava ela roxa, pressionava ela contra a parede, batia a cabeça dela na parede...”, comenta a advogada Angela de Paiva Ruiz, que está trabalhando na defesa da moça.

Foto: Reprodução Globo
BBB 21: Lucas Penteado e Kerline na Festa do Líder

“Em relação à agressão verbal, basta analisar o comportamento dele na festa [do reality]”, aponta ela, referindo-se ao episódio em que Lucas demonstrou interesse por Kerline e, após notar que não seria correspondido, acusou a sister de racismo

“Quanto à violência psicológica, a coisa foi séria. Ela tem muitas sequelas com depressão por causa dele ainda. É até por isso que ela não está conseguindo dar entrevistas. Ela não está bem, acho que a violência psicológica foi mais forte do que a física”, pondera a advogada. 

Apesar de nada relacionar as agressões ao uso de drogas, no boletim pode-se encontrar um adendo em que a vítima descreve a relação do participante com substâncias lícitas e ilícitas. "Ingere bebida alcoólica esporadicamente, é usuário de cocaína, maconha e lança-perfume. Além disso já tentou suicídio anteriormente". 

Por que agora?

Segundo o boletim de ocorrência, Lucas e a jovem ficaram juntos por cinco meses (de janeiro a maio de 2020), dos quais nos últimos três meses a moça teria sido alvo de ataques. Após o término da relação (em maio), ela ainda teria sido ameaçada pelo ator - meses a fio - até agosto. Porém, o B.O apenas foi registrado em fevereiro de 2021, quase um ano após o ocorrido.

“A família pressiona ela a denunciar há muito tempo, mas o fato dele estar preso no ‘BBB 21’ a deixou mais segura. Como o ator está isolado, não pode fazer nada. De todo modo, desde o início do programa, ela esteve muito mal, ficou lembrando [das violências]... acho que isso a motivou”, informa a defensora sobre a ex.

O processo 

Com o B.O registrado, a advogada aguarda a delegada responsável instaurar o inquérito. Assim que esta etapa for iniciada, ambas as partes devem prestar depoimento e realizar recolhimento de provas. 

Por essa fase necessitar da presença de Lucas, a advogada supõe que o ator pode ser expulso do reality. “Acredito que a Globo deva excluí-lo do programa [pela necessidade do depoimento]. Não acho que eles vão permitir que ele saia, tenha contato com outras pessoas e retorne do ponto que parou”, acredita.

Assim que instaurado e com as provas e depoimentos colhidos, a delegada deverá realizar a denúncia ao Ministério Público e, a partir desta fase, o processo ganha musculatura.

Questionada sobre a possibilidade deste processo não andar até maio, visto que Lucas pode permanecer no "BBB 21" até a final, a advogada reflete: “Quando se trata de Justiça é difícil prever um prazo, até chegar à fase que há a possibilidade de um mandado de prisão, demora. Contudo, instaurar inquérito e iniciar ação penal acho que não deve levar muito tempo, deve ser antes de maio”. 

A defensora da suposta vítima diz ainda que, no tempo certo, pretende entrar com uma ação indenizatória. “Vamos entrar com uma ação de reparação por danos morais, físicos e psicológicos, tudo com ação própria. Não dá para estipular um valor [da indenização] ainda porque no Brasil quem decide isso é o juiz, mas vamos fazer”.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Lucas Penteado comunicou que ainda não foi notificada judicialmente. “Seguimos até agora sem conhecimento oficial [sobre as acusações]. O que sabemos são burburinhos e especulações sobre o caso”, finaliza.

A TV Globo também foi procurada para comentar a possibilidade de expulsão do ator, que está confinado, mas não obteve resposta até a conclusão desta reportagem.

Foto: Reprodução Globo
Entrada de Lucas Penteado para o BBB 21 ajudou a suposta vítima a registrar o B.O