Tamanho do texto

De acordo com artistas plásticos, a novela utiliza artes da dupla Life is a Bit, sem autorização, no cenário da trama infantil exibida no horário nobre

O SBT   foi condenado nesta semana por plágio. Isso porque, de acordo com a dupla de artistas Luca Bastolla e Maria Carolina Mello, do canal Life is a Bit , a fachada da escola Ruth Goulart, principal cenário da novela "As Aventuras de Poliana", apresenta cópias idências de três obras da dupla.

Leia também: Minas Gerais Federação Israelita lamenta saudação nazista de Silvio Santos

Muro da escola Ruth Goulart, de arrow-options
Reprodução/Youtube
Muro da escola Ruth Goulart, de "As "Aventuras de Poliana"


A advogada Gelsa Abreu Marques da Silva, representou os artistas urbanos na 13ª Vara do Foro Central Cível de São Paulo e obteve decisão favorável quanto ao uso indevido das obras da novela do SBT, com indenização por danos materiais e morais no valor de R$ 700 mil.

Leia também: Silvio Santos ofende a própria esposa, Íris Abravanel: "Porcaria"

Em nota, a assessoria da emissora não confirma a informação. "Essa condenação é extremamente controversa. A emissora não foi condenada por plágio , uma vez que não se usou uma criação intelectual daqueles que entraram na Justiça. A única coisa que a emissora fez foi colocar em um muro da cidade cenográfica um raio e um coração, usados universalmente. Figuras formatadas em pixels são usadas no mundo inteiro."

Leia também: Silvio Santos faz saudação à Hitler e divide opiniões na web; assista

Em outro trecho do comunicado, foi dito o seguinte: "Não bastanto, a figura não foi focalizada de maneira ostensiva e não prejudicou comercialmente a prestação de serviço oferecido pelos autores da ação. Além disso, a originalidade de um raio e de um coração é situação subjetiva, que o Tribunal terá que enfrentar", afirma.

Por fim, a emissora enfatizou que a autora da novela não tem relação com essa história. "Frisa-se que Íris Abravanel (autora de ' As Aventuras de Poliana ') não participa da elaboração da parte cenográfica da telenovela, não tendo relação com a reclamação dos senhores Luca Bastolla e Maria Carolina Mello", encerrou o SBT .