O jornalista Mauricio Kubrusly é o mais novo nome em uma longa lista de jornalistas que têm, deixado a Rede Globo nos últimos anos. O profissional, que estava na emissora desde 1985, não teve seu contrato, que acabou na última semana, renovado.

Com problemas de saúde nos últimos anos, Mauricio Krubusly já não aparecia mais na TV, embora ainda participasse de reuniões e escrevesse pauta. Nos bastidores, essa debilitação foi o que causou o afastamento da emissora.
Leia também: Dez jornalistas que deixaram a Globo em 2018
Na nota oficial reproduzida pela assessoria e divulgada internamente pelo diretor-geral de jornalismo da Globo , Ali kamel, “ele parte para viver um novo sonho. Um projeto pessoal que, logo mais, será dividido por ele com todos”.
No texto, Kamel comenta a longa e importante carreira do jornalista no canal, com destaque para o “Me Leva Brasil”, quadro do “Fantástico” que ficou no ar por 17 anos e rendeu 270 reportagens. O diretor também lembra o gosto de Kubrusly por cobrir celebrações tipicamente brasileiras.
“Kubrusly, obrigado por todos esses anos de extrema competência e profissionalismo. Sua contribuição para a Globo e para o jornalismo brasileiro já são História (com agá maiúsculo). Uma história que vai continuar a ser escrita fora daqui. Em meu nome pessoal e no da Globo, eu expresso uma imensa gratidão. Muito obrigado”, termina a mensagem.
Leia também: Dez jornalistas que podem surgir na CNN Brasil
Jornalismo esportivo

A notícia sobre o desligamento de Kubrusly surgiu na última sexta-feira (31), mesmo dia que outro nome conhecido na casa, Ivan Moré , se despediu da emissora. No começo de maio foi anunciado que Moré deixaria o “Globo Esporte”, mas continuaria fazendo reportagens. No mesmo dia do anúncio, o jornalista apareceu c om os olhos inchados no ar, dando indicações de que havia chorado.
Ele comandou o programa esportivo até quinta-feira (30) e já não foi ao ar na sexta. Era esperado que ele “passasse o bastão” para Felipe Andreoli, que assume a atração, mas isso não aconteceu.
Ao contrário do que outras emissoras fazem, a Globo não permite que jornalistas do canal façam publicidade, o que motivou alguns jornalistas a deixarem a casa. Os casos mais famosos são Evaristo Costa e Carla Vilhena.
Mauricio Kubrusly não se encaixa nesse grupo, mas o motivo para o afastamento de Moré não ficou claro. A emissora não comentou seu desligamento e o jornalista ainda não se pronunciou a respeito.