Tamanho do texto

A trama gira em torno de uma família de refugiados sírios que vem para o Brasil. Produção é aposta da Globo para atrair assinantes para o Globoplay

Com uma temática forte e um enredo bem amarrado, a nova novela da faixa das 18h, “Órfãos da Terra”, segue para sua segunda semana no ar com boa receptividade do público e audiência. A trama densa, que conta a história de uma família síria que se refugia no Brasil, tem chamado atenção dos telespectadores por parecer uma novela das 21h.

Leia também: Julia Dalavia, de "Órfãos da Terra", fala de amor a primeira vista: "Não confio"

Elenco de Órfãos da Terra
Divulgação / TV Globo
Com um jovem e novo elenco protagonista, "Órfãos da Terra" se destaca entre as novelas no ar


As autoras de “ Órfãos da Terra ”, Duca Rachid e Thelma Guedes, mostram mais uma vez que é possível usar todos aqueles clichês que funcionam muito bem em uma novela dentro de uma nova temática. Foi o que fizeram em “Cordel Encantado”, ao contar uma clássica história de amor entre protagonistas inusitados: um rei do cangaço e uma princesa.

A atual trama das autoras tem como pano de fundo a guerra da Síria, considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) o pior desastre humanitário da atualidade por fazer cerca de 6,3 milhões de pessoas deixarem suas casas. Essa realidade é mostrada por meio da família de Laila, primeira protagonista de Julia Dalavia.

A primeira semana da trama contou com muitas cenas fortes que poderiam ser mais bem desenvolvidas se a novela estivesse no horário nobre, pois teria mais tempo de duração e menos censura. Tudo começou com um atentado em que o irmão de Laila é ferido e tudo é destruído.

Aziz Abdallah em Órfãos da Terra
TV Globo/Paulo Belote
O sheik Aziz Abdallah, personagem de Herson Capri, é o grande vilão da trama junto com sua filha Dalila

Com medo, a família foge para a Síria e se acampam em um campo de refugiados . É nesse local que Aziz Abdallah, vivido por Herson Capri, vê Laila e decide que quer se casar com a moça. O pai da jovem, Elias, interpretado por Marco Ricca, não concorda em oferecer a filha em casamento para o sheik em troca de dinheiro e o principal vilão da história não ficou contente com isso.

Nesse meio tempo, a Leila conhece Jamil , personagem de Renato Góes, que sem saber que essa é a possível noiva do seu patrão, se apaixona por ela a primeira vista. O problema é que o irmão de Laila piora e precisa ir para um hospital particular para sobreviver e, preocupada com o irmão, a jovem aceita o casamento arranjado.

Leia também: Acontece o tão esperado reencontro de Laila e Jamil em “Órfãos da Terra”

O menino chega a ser transferido para um hospital particular e as cenas em que o médico anuncia aos pais que terão que amputar a perna dele e, posteriormente, que ele não resistiu a cirurgia foram carregadas de emoção. Com a morte do irmão, Laila desiste do casamento com Aziz e foge com a família para a Grécia pelo mar, sendo que o plano final é chegar ao Brasil.

Cena de Órfãos da Terra
Reprodução/TV Globo
Laila e os pais, Missade e Elias, naufragam durante fuga para Grécia e trama mostra realidade de refugiados

Todo esse desenrolar aconteceu muito rápido – principalmente a paixão repentina entre Laila e Jamil. Nos próximos capítulos da trama, será possível perceber que além do sheik, Dalila (Alice Wegmann), a filha de Aziz que estava prometida em casamento a Jamil, fará de tudo para atrapalhar a vida do jovem casal.

Quem também vai ficar entre eles é o fotojornalista Bruno (Rodrigo Simas) – mais um que vai se apaixonar por Laila. Esse é um dos grandes trunfos da novela: a boa escalação de elenco, que convence seja no sutil sotaque, na interpretação ou ainda nos traços físicos.

Além do conflito principal dos protagonistas, a novela pretende mostrar e abordar outros assuntos relacionados aos refugiados através dos núcleos secundários – algo que também poderia ser melhor explorado na faixa das 21h , já que são novelas com elencos maiores.

Estratégia do Globoplay

Cena de
Divulgação
Os capítulos de "Órfãos da Terra" são disponibilizados um dia antes para os assinantes da Globoplay


Uma das grandes novidades dessa novela é que todo capítulo é disponibilizado um dia antes na plataforma de streaming da Globo. Essa é uma nítida tentativa de cativar mais assinantes e fazer um teste com “Órfãos da Terra” para saber se as novelas da emissora têm força para isso foi uma estratégia inteligente por dois motivos.

O primeiro é que fazer esse teste com uma novela da faixa das 21h é arriscado, visto que esse é o principal horário da emissora da grade da emissora, ou seja, rende muita publicidade e ter uma queda na audiência motivada pela plataforma de streaming – que disponibiliza o capítulo antes – poderia não ser um bom negócio.

Leia também: Após sofrer acidente em "Órfãos da Terra", Laila é socorrida por fotógrafo

O segundo motivo é que a novela possui uma trama interessante, uma boa fotografia e tem cara de ser um novelão. Isso chama a atenção do público, que muitas não consegue assistir as novelas das 18h por ser muito cedo. A ideia da emissora é que o Globoplay apareça como uma alternativa para quem quer acompanhar “ Órfãos da Terra ” em um horário alternativo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.