Nesta terça (02) estreou “Órfãos da Terra”, novela da Globo que substitui “Espelho da Vida” na programação. Esteticamente rica, a direção caprichou nos detalhes. Figurino, cenário, objetos de cena, tudo se funde para criar a ilusão perfeita.
Leia também: Com início confuso e sonolento, "Espelho da Vida" termina como fenômeno digital
Muito além do “arebaba” e do “inxalá”, “ Órfãos da Terra ” se mostra uma nova roupagem, uma versão 2.0, de “Caminho das Índias” (2009) ao rechear seu roteiro não apenas com expressões árabes, mas frases inteiras.
Leia também: A fórmula das novelas das sete para fazer sucesso: manter-se ruins
Colocando de lado o roteiro e o visual, a trama da Globo escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes coloca à frente dos personagens principais e secundários um conflito social que já faz aniversário nos noticiários: a guerra da Síria e como ela afeta os habitantes locais.
Logo no primeiro capítulo, por exemplo, a protagonista Laila, interpretada por Julia Dalavia, vê sua vida ruir ao ser expulsa de sua terra natal e ter que andar centenas de quilômetros para buscar um novo lar.
Você viu?
Em meio a todas estas questões sociais e religiosas, os escritores querem fazer um romance aflorar. O grande galã será Jamil, que ganhará destaque através do talento de Renato Goés.
Mesclando as dificuldades na Síria com a vida no Brasil, a trama nem se consolidou em sua horário mas deixou claro que o merchandising social - inserção de assuntos com propósito educativos bem definidos - focará na imigração, no feminismo e na situação dos refugiados.
Falando em faixa horária, a novela teve números razoáveis para sua estreia, levando em relação que “Espelho da Vida” alcançava regularmente 19 pontos, que significou uma queda de 14% na audiência em relação a sua antecessora, “Orgulho e Paixão”.
Com 18.3 de média e 18.5 de pico, a intenção é que a trama resgate os números perdidos e coloque a atração no trilho dos 30 pontos de audiência novamente.
Leia também: Incêndio atinge cidade cenográfica de "Espelho da Vida", na Globo
Sem final impactante em seu primeiro capítulo, “ Órfãos da Terra ” parece ser um romance melado sem fim, mas que terá como pano de fundo assuntos sérios e um humor icônico.