As antologias de terror , que são aquelas séries que contam uma história isolada por temporada ou ainda por episódio, fizeram muito sucesso nos anos 90. No entanto, dado um determinado período, esse formato voltou com tudo para a televisão e conquistou o público. O caso mais recente é "Castle Rock", do Hulu . baseada em livros de Stephen King. Tendo isso em mente, listamos as melhores séries antológicas de terror da televisão:
Leia também: De "Grey's Anatomy" a "TWD", confira as séries que são recordistas em abandono
Castle Rock
Atualmente em sua primeira temporada e já renovada para uma segunda, " Castle Rock " é imersa em inspirações e referências ao mestre do terror, Stephen King. A ideia não é adaptar uma obra específica do autor, mas sim trazer à tona personagens e referências de diversos clássicas como "O Iluminado" e "It: A Coisa".
A produção em questão traz a proposta de uma história isolada a cada temporada. Na primeira temporada, que estreou no fim de julho deste ano no streaming H ulu , é possível conhecer a trajetória de um advogado chamado Henry Deaver (André Holland) e seu retorno à cidade que leva o nome da série. Deparado com um rapaz aprisionado (Bill Skarsgard), Henry decide ajudar e a partir daí diversos eventos misteriosos se desenvolvem.
Goosebumps
Um verdadeiro clássico infanto-juvenil das antologias de terror, "Goosebumps" fez sucesso na década de 90. A série em questão é originada a partir da adaptação dos livros homônimos de R.L. Stine. Cada um de seus episódios era baseado em um dos livros.
Foram quatro temporadas de exibição, com inúmeros personagens responsáveis por deixar os jovens espectadores tendo pesadelos e noites de insônia. O mais famoso dentre os macabros vilões da série é o ventríloco Slappy.
Em 2015, a série literária foi adaptada aos cinemas, com o longa que no Brasil ganhou o título de "Goosebumps: Monstros e Arrepios". O filme em questão, protagonizado por Jack Black, foi construído sob um olhar muito mais leve e cômico, para agradar toda a família.
Clube do Terror
É impossível ter vivido os anos 90 sem ter se deparado com "Clube do Terror", uma série juvenil que assustou muitos adolescentes. Trata-se de um grupo de jovens que se juntam diante de uma fogueira para contar histórias de terror. De acordo com o formato da série, cada episódio era responsável por um conto diferente.
Tendo o primeiro episódio exibido em 1990 e durando até 1996 com cinco temporadas, "Clube do Terror" foi produzida pela Nickelodeon e voltou à televisão em 1998 depois de ter sido cancelada e acabou conquistando mais duas temporadas.
A série em questão também está para se tornar um filme, cuja previsão de lançamento é outubro de 2019. O filme contará com o roteiro de Gary Dauberman ("Invocação do Mal").
American Horror Story
Uma das principais antologias de terror da atualidade, " American Horror Story" conquistou uma legião de fãs com suas histórias envolventes e intensas. Ainda que cada temporada seja construída em torno de um tema específico, há conexão entre as histórias exploradas.
Criada por Brad Falchuk e Ryan Murphy em 2011, a série já se encontra na sétima temporada, e a oitava temporada ("American Horror Story: Apocalypse") teve as suas gravações iniciadas no mês de junho deste ano. A última temporada da série a ir ao ar foi "American Horror Story: Cult", desenvolvida no ano passado.
O elenco de peso conta com nomes como Evan Peters, Sarah Paulson, Jessica Lange, Cheyenne Jackson, Emma Roberts e muitos outros. Isso sem contar a ilustre participação da cantora Lady Gaga, na quinta temporada da série, denominada "American Horror Story: Hotel".
Leia também: Pacotão completo! As séries renovadas, as canceladas e as novidades em 2018
Black Mirror
Um item controverso da lista, uma série antológica que ganhou o coração do público nos últimos anos foi "Black Mirror", atualmente produzida pela Netflix . Cada episódio traz uma narrativa diferente com a temática tecnológica abordada de uma forma bem obscura.
Ainda que não seja por si só uma série aterrorizante, embora em geral os temas sejam submersos numa tensão quase palpável, Black Mirror é responsável por episódios específicos capazes de amedrontar o público. Menções honrosas a "White Bear" e "Playtest", que contam uma trajetória muito mais obscura que o normal da série.
A pegada de "Black Mirror" é um terror muito mais psicológico, principalmente porque qualquer episódio traz à tona uma reflexão assustadora da sociedade contemporânea.
A Quinta Dimensão
Um verdadeiro clássico, "A Quinta Dimensão" foi uma antologia que apesar da obscuridade, era especificamente voltada à ficção científica e ao espaço sideral. Criada em 1963 por Leslie Stevens, a série não conseguiu atingir o grande público e foi encerrada em 1965 em seu 49º episódio. Felizmente, no entanto, foi revivida em meados dos anos 90 e deslanchou.
Os episódios da série começavam com uma inconfundível locução sobre uma imagem distorcida, que terminava com a famosa frase: "Você está a ponto de experimentar o temor e conhecer o mistério que existe na mente, alcançando a Quinta Dimensão" e contavam sempre com uma reviravolta no fim, trazendo choque aos espectadores.
Depois de seu revival, "A Quinta Dimensão" contou com mais de 150 episódios. É válido observar sua influência sobre outros clássicos voltados à ficção científica, como "Star Trek".
Além da Imaginação
É impossível falar sobre antologias de terror sem mencionar "Além da Imaginação", o grande clássico de ficção científica que trouxe à tona histórias surpreendentes e obscuras, imersas em muito mistério. Criada em 1959, a série era responsável por críticas sobre a sociedade.
"Além da Imaginação" foi exibida até 1964 e acabou sendo revivida, tanto na década de 80 quanto no início de 2000.
Leia também: Sexta-feira 13: histórias macabras envolvendo famosos
Também é válido afirmar que se trata de uma verdadeira influência sobre as demais séries antológicas voltadas ao gênero que foram sendo criadas na posterioridade, como é o caso de Castle Rock , a mais recente de todas.