Não é por falta de tentativa que a Band não emplaca em audiência em nenhum horário. A emissora foi a que mais investiu em uma programação nova e amis dinâmica em 2018. Apostou na contratação de nomes renomados no meio, como Cátia Fonseca, e redesenhou seu domingo para tentar competir com os grandes.

Leia também: Band divulga nova programação com Datena como carro-chefe do entretenimento

Datena assumiu um programa de seis horas aos domingos para tentar salvar a audiência da Band
Divulgação
Datena assumiu um programa de seis horas aos domingos para tentar salvar a audiência da Band

Mas, nem Datena , um dos maiores nomes da emissora, conseguiu tirar a Band do desprestigiado último lugar que ocupa aos domingos, perdendo para todas as principais concorrentes da TV aberta: Globo , SBT , Record e Rede TV! .

Os três maiores pareciam inalcançáveis, mas a Band podia garantir uma vitória em cima da Rede TV! . Acontece que, nas últimas semanas, nem isso tem acontecido. A emissora decidiu, no fim de 2017, acabar de vez com o “Pânico”, que já amargava na audiência aos domingos.

Para este ano, eles colocaram Datena para fazer um programa de entretenimento aos domingos, “Agora é Com Datena”. Com seis horas de duração, a atração se perdeu rapidamente e, dos 3 pontos que conquistou em sua estreia em abril, amargou 1,8 na primeira semana de julho. Logo depois, o jornalista decidiu se afastar da TV para se candidatar ao Senado, o que abalou ainda mais a já frágil situação da emissora.

Impossibilitado de atuar na TV por conta da candidatura, a Band teve que improvisar: diminuiu o tempo de duração do programa, com apresentação de Joel Datena, filho do jornalista, e colocou uma nova atração na grade, “Brasil da Gente”, apresentada por Netinho. Em sua estreia, o programa de Netinho fez 0,6 ponto na média geral do IBOPE.

Você viu?

Leia também: Há menos de dois meses no ar, programa de Cátia Fonseca não apresenta novidades

Band desce, Rede TV! sobe

Enquanto isso na Rede TV!, o
Artur Igrecias/RedeTV!
Enquanto isso na Rede TV!, o "Encrenca" só faz crescer e já superou a Band em audiência

Enquanto a Band vê seus números caírem a cada domingo, a Rede TV! vê a programação bater recordes de audiência. O “Encrenca”, humorístico menos ambicioso, porém nos mesmos moldes do “Pânico” chegou a fazer 6 pontos em São Paulo e 4 de média geral. No ar desde 2014, o programa já vinha se superando e, em 2017, batia com frequência o “Pânico”.

Na faixa em que o programa vai ao ar, a partir das 20h, a Rede TV! já se estabeleceu no quarto lugar, deixando a Band em sua rasteira. O programa de João Kléber, exibido em seguida às 23h15, também cresce em audiência e já chegou a colocar a emissora no terceiro lugar.

Possível recuperação

Depois de desistir de se candidatar para o senado, Datena tem nova chance de recuperar a audiência do canal e reorganizar a Band
Divulgação / Band
Depois de desistir de se candidatar para o senado, Datena tem nova chance de recuperar a audiência do canal e reorganizar a Band

A novidade que pode mudar esse cenário é a volta de Datena para a programação da Band. O jornalista desistiu da candidatura e já retomou suas atividades na emissora. Apesar do “Agora é Domingo” ainda registrar números baixos, o programa não teve a oportunidade de se estabelecer na grade de programação do dia, e pode se beneficiar do tempo. Ainda assim, as recentes mudanças chegaram a afugentar anunciantes, deixando a Band em estado de alerta.

Leia também: Band renova a programação em 2018, mas não tem o efeito esperado

Caso consiga se acertar com o dominical, Datena pode ser a resposta para uma possível recuperação da Band , que nesse momento amarga números baixos também em sua programação diária. Sem o “medalhão” do canal no Senado, a emissora pode tentar recuperar o prestígio que tem perdido nos últimos anos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!