Tamanho do texto

Em comunicado oficial, a emissora negou ter feito qualquer solicitação e disse ainda que tem “profundo respeito pelos fãs”. Confira texto na íntegra:

Desde a noite de quarta-feira (20) uma série de perfis proeminentes no Twitter começou a receber notificação sobre seus conteúdos. As alegações de uso indevido de imagem se dava em posts relacionados à programação da Globo.

Imagens da Rede Globo costumam viralizar e virar meme nas redes. Emissora nega ter pedido retirada de seu conteúdo do Twitter
Reprodução
Imagens da Rede Globo costumam viralizar e virar meme nas redes. Emissora nega ter pedido retirada de seu conteúdo do Twitter

A Globo , porém, se pronunciou na tarde desta quinta-feira (21) negando ter feito qualquer pedido ao Twitter para que impedisse de veicular imagens de sua programação, a maioria delas em formato de meme.

Leia também: Sem memes: Globo proíbe imagens da programação no Twitter

 “A Globo não solicitou a derrubada de nenhum dos conteúdos citados. A empresa tem um profundo respeito pelos seus fãs e pela maneira como se relacionam com a sua programação e trabalha todos os dias para que essa saudável dinâmica conviva com seu compromisso de defesa dos direitos autorais e de combate à pirataria”, declarou a emissora.

Leia também: Globo é multada por perder animal em extinção durante gravação de minissérie

Denúncias

Ana Maria Braga é uma das que mais tem a imagem compartilhada pro conta de momentos de seu programa
Reprodução/ Globo/ Twitter
Ana Maria Braga é uma das que mais tem a imagem compartilhada pro conta de momentos de seu programa

As redes denunciadas, como o “Reality Social”, foram notificadas por diretos autorais. Ao longo do dia, outros perfis menores indicaram a mesma denúncia, mas com conteúdo de outras emissoras, como a Band.

Com a negativa da Globo, especula-se que as denúncias tenham sido feitas por pessoas anônimas, já que não há no Twitter uma política que permita que apenas o dono da imagem alerte sobre o uso indevido de suas imagens. A reportagem acionou o Twitter para que o caso possa ser melhor esclarecido, mas não houve retorno até a publicação desta nota.

Leia também: Faustão critica presidente da Globo: "é proibido falar 'Projac'"

Repercussão

O caso foi muito repercutido ao longo do dia, com pessoas criticando essa possível conduta da rede Globo, já que o compartilhamento serve inclusive para alavancar a programação. As concorrentes, como a Record e o SBT, chegaram a fazer piada incentivando seus seguidores a fazer print de imagens e publicar nas redes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.