Suzana Pires começou sua carreira como atriz na televisão com uma participação em “Confissões de Adolescente”, em 1994. A atriz carioca se formou em filosofia, mas acabou seguindo carreira na dramaturgia. Nos últimos 20 anos, ela tem se dedicado à função, intercalando trabalhos no teatro com papeis em novelas como “Araguaia”, “Caras & Bocas” e “Fina Estampa”. Porém, nos últimos anos, ela teve a oportunidade de testar sua habilidade no outro lado da função, mais precisamente, no texto.
Leia também: Suzana Pires, a solteirice e um novo cargo na Globo: "Sempre gostei de mudar"
Entre 2010 e 2011 Suzana Pires foi uma das autoras da série de comédia “Os Caras de Pau”, protagonizada por Marcius Melhem e Leandro Hassum. Pouco depois, em 2013, veio a primeira parceria com Walther Negrão em “Flor do Caribe”. Na novela das 18h, ela chegou a fazer uma participação especial como atriz, mas sua função principal foi colaborar com o roteiro. A parceria com Negrão deu certo e se ampliou em 2016, quando foi ao ar “ Sol Nascente ”, também às 18h, onde ela deixou de ser somente colaboradora e foi creditada também como autora.
Leia também: Reta final de “Sol Nascente”: o melhor e o pior da novela
O folhetim, que se encerrou no começo de 2017, pode não ter sido um sucesso de audiência, mas foi o suficiente para a emissora investir em Pires. No começo do ano, a Globo renovou com Suzana até 2021, e sua função pode variar entre atriz e autora. Porém, parece que o canal vai apostar mesmo em seu lado autora . Suzana entregou a sinopse de uma nova novela, dessa vez para o horário das 19h, e como escritora principal. Se aprovada, a novela não deve estrear até 2019, considerando a longa fila de roteiros já escolhidos para o horário. Porém, a atitude mostra a disposição da emissora com Pires.
Escreve, escreve, escreve
Se nos folhetins ela se prepara para encarar um texto sozinha, na internet ela também estreia uma nova fase. Desde o começo do mês ela assina uma coluna semanal na revista Marie Claire , com textos voltados para o público feminino. O primeiro, da semana passada, destacou por que ainda é tabu para mulheres falar sobre dinheiro .
Enquanto não vê a oficialização de sua primeira novela , Suzana ainda poderá aparecer como atriz nas telinhas. Ela participa da segunda temporada de “TOCs de Dalila”, série protagonizada por Heloísa Périssé.
Para completar, ela escreve seu primeiro livro , “Senhora de Si”, sobre empreendedorismo feminino, e vai adaptar a peça “De Perto Ela Não É Normal” para os cinemas. Parece que ainda vamos ouvir falar muito do lado autora de Suzana Pires nos próximos anos.
Leia também: Sumidos! Veja atores que desapareceram da Rede Globo