Quando Glória Perez escreveu “A Força do Querer”, as tramas internacionais foram deixadas de lado e o olhar das câmeras acabou se voltando inteiramente para o Brasil. Uma ousadia em relação às obras anteriores da autora, que encabeçou os sucessos “Salve Jorge” (2012) e “Caminho das Índias” (2009); a nova receita de alguma forma deu certo. Logo no lançamento, os números de audiência já comprovavam que a expectativa pela nova novela da Globo era alta, tendo até mesmo superado a audiência de estreia da novela anterior, “A Lei do Amor”.

A Força do Querer e Avenida Brasil foram as novelas que tiveram mais sucesso na Rede Globo na década
Reprodução
A Força do Querer e Avenida Brasil foram as novelas que tiveram mais sucesso na Rede Globo na década

Leia também: A despedida de "A Força do Querer" em 10 fotos emocionantes

O sucesso de “ A Força do Querer ” e o envolvimento do público com as histórias ali contadas fez com que o folhetim ganhasse, após o seu último episódio, espaço no Globo Repórter. O especial para a novela, por sua vez, não foi à toa. O seu último capítulo registrou um recorde de audiência por todo o Brasil e inclusive o episódio no programa de jornalismo da emissora também recebeu altos índices de audiência. Entretanto, esta não é a primeira vez que uma novela das 21h recebe tanta atenção.

Leia também: Com bons índices, “A Força do Querer”  devolve a Globo sucesso na faixa das 21h

Em 2012, a “Avenida Brasil” de João Manuel Carneiro caiu na graça dos brasileiros e foi uma das novelas mais notórias da década. Em época de eleições, o programa chegou a interferir até mesmo nos comícios que rondavam o Brasil afora. Muito bem comentada pela crítica especializada, a novela também teve o seu especial no Globo Repórter e seu desfecho fez com que as ruas das grandes capitais ficassem desertas segundo a imprensa da época. A trama foi sucesso internacional e chegou a faturar R$ 2 bilhões batendo um recorde inédito.

Você viu?

Leia também: Final feliz de Caio e Bibi em "A Força do Querer" é aprovado na web

A novela-ícone não tinha tido uma outra obra que chegasse aos seus pés... até agora. “A Força do Querer” não só conquistou os mesmos espaços sob os holofotes que “Avenida Brasil” como também bateu alguns de seus recordes. A novela de Glória Perez teve o seu desfecho atingido 50,1 pontos de audiência tendo o seu pico em 53 pontos, enquanto no dia 19 de outubro, quando “Avenida Brasil” ia ao ar pela última vez conquistou os 51,7 pontos – na época, o melhor ibope de uma novela das 21h.

Além disso, a cultura iniciada por "Avenida Brasil" de trazer um especial no "Globo Repórter" sobre o folhetim se repetiu,e os números de "A Força do Querer" foram novamente superiores. A exemplo do que aconteceu na última semana da novela, que superou a trama de João Emanuel Carneiro no Ibope.

Uma história que se repete

De personagens cativantes que envolveram o público até os grandes números no Ibope, confira as semelhanças nas trajetórias de “A Força do Querer” e “Avenida Brasil”. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!