Para os amantes de um bom sofá para sentar na hora de assistir aos programas da telinha, quanto mais programação, melhor. Entre tantos programas, filmes e demais variações que caracterizam o que é transmitido pela TV, a quantidade de opções na hora de escolher o que ver acabou causando o fenômeno zapping, que faz com que os telespectadores assíduos não consigam parar em nenhum canal durante muito tempo. Indo na contramão dessa lógica de desinteresse, o SBT resolveu exercer, mais uma vez, um ofício que parece entender muito bem como funciona: quebrar com o costume dos zapeadores trazendo de volta vários grandes sucessos da emissora como o “Show do Milhão”.
Leia mais:
Silvio Santos passa dos limites e se esfrega em mulher na TV: "Cheia de curvas"
Entre jogos, novelas ou outras dinâmicas que levavam a diversão das mais puras para a televisão dos brasileiros, o SBT carrega o “ Show do Milhão ” e mais uma lista de programas de muito sucesso que vão e voltam para fazer a cabeça dos apaixonados por entretenimento.
"Show do Milhão"
Esse é um clássico. O programa “Show do Milhão”, criado e apresentado pelo ícone televisivo Silvio Santos , foi ao ar pela primeira vez em 1999 e fazia mágica: conseguia manter os telespectadores grudados na telinha, e até aflitos, enquanto assistiam aos participantes que respondiam de perguntas fáceis até as mais impossíveis de imaginar a resposta concorrendo a um milhão de reais como prêmio.
O sucesso de audiência que já voltou uma vez para a programação da emissora agora tem mais um número para a lista de retornos e voltará a ser exibido em breve. O jogo em forma de programa contará com participantes mirins: para participar, os candidatos devem ser crianças de até 12 anos. O que mais será que esse retorno está reservando?
"Chiquititas"
Resultado de uma parceria entre o canal argentino Telefé e a emissora, com texto da autora Cris Morena, a adaptação da novela argentina foi ao ar em julho de 1997. Além da versão brasileira ter sido escrita com a ajuda de autores daqui, a história dividida em diversos episódios narrou a vida de um grupo de órfãos que na mansão Raio de Luz, que tem o rumo das trajetórias constantemente mudadas por Carol (Flávia Monteiro), que ajuda e está sempre por perto dos pequenos.
A telenovela, que misturou músicas e videoclipes com o decorrer da trama, foi um sucesso tão grande que teve até versão totalmente brasileira e uma longa lista de temporadas, registrando cinco. Essas, foram ao ar de 1997 até 2001 e ainda rolou um remake com elenco rearranjado em 2013. Um sucesso atemporal!
"Fantasia"
Ainda no formato de jogo, o “Fantasia” diferiu no quesito apresentação e teve não só uma, mas várias beldades entre as anfitriãs do programa, como Jackeline Petkovic, Tânia Mara, Carla Perez e Helen Ganzarolli, além de alguns rapazes como Celso Portiolli e Otávio Mesquita. O game show rendeu carreira artística televisiva para várias das modelos passaram por ele e teve direção de Paulo Santoro e Caco Rodrigues, indo ao ar pela primeira vez no ano de 1997.
Com quatro temporadas na conta, “Fantasia” tinha cerca de 30 jogos e provas diferentes, e presentava as gatas que trabalhavam no programa com título de “Garotas Fantasia”. Depois da terceira temporada, exibida em 2000, o programa retornou em 2007 e continuou em transmissão até o ano de 2008, com o único diferencial de um número menor de musas que, sem dúvida, deixaram uma saudade e tanto.
"Passa ou repassa"
Respeitando a tradição de programas de maior sucesso da TV no Brasil, o “Passa ou repassa” tinha auditório e também era do tipo game show , assim como o “Show do Milhão”. Inspirado no “Double Dare”, programa norte-americano, o “Passa ou Repassa”, que foi ao ar pela primeira vez em 1987, contou com apresentação de ícones da televisão como Silvio Santos, Angélica, Augusto Liberato e Celso Portiolli. Instaurando um clima competitivo e a sede por vitória, o programa dividia os participantes em dois times adversários que respondiam perguntas e respostas e, depois, ainda passavam por uma fase repleta de provas físicas com muitos obstáculos.
O prêmio para a equipe que conseguisse chegar até o fim do programa era o troféu de campeã, além de outros prêmios. Em outras versões,artistas e jogadores de futebol participaram, e em 2013 o programa voltou ao ar. A última exibição foi em maio de 2016, mas um novo retorno não seria nada mal, né?
"Qual É a Música?"
Para os que sempre foram bons de adivinhação, o programa “Qual É a Música?”, no formato de game show como o “ Show do Milhão ”, “Passa ou Repassa” e “Fantasia”, também tinha um auditório que vibrava com os acertos e erros dos participantes. O jogo, apresentado por Silvio Santos, dividia entre os competidores um time com três mulheres e outro com três homens, exigindo que cada equipe desse o melhor do conhecimento musical e dando, ainda, a oportunidade para que o auditório chutasse uma música caso nenhum deles conseguissem dar um palpite certo.
Leia mais:
"Nunca tive uma carreira de ator relevante na televisão", admite Pedro Cardoso
Oferecendo não só muita diversão, o programa ainda tinha no palco uma orquestra ao vivo, com coral e os famosos dubladores maquiados que revelavam o que todo mundo queria saber: qual era a música. A primeira versão estreou em 1976 e depois de um longo intervalo nos anos noventa, voltou em 1999. Sem duvidar de que a cada retorno os telespectadores fieis não abandonariam o querido programa, “Qual É a Música?” também retornou nos anos de 2005 e 2007.