Não são tempos fáceis para o corpo de jornalistas da Globo e da Globo News, canal pago de notícias da emissora. Nomes importantes e profissionais já experientes “da casa” foram desligados nos últimos dois anos. As últimas demissões foram da jornalista cultural Bianca Ramoneda, da Globo News, e o apresentador do segmento esportivo Luís Ernesto Lacombe. Relembre os jornalistas que deixaram a Globo desde 2015.
Leia mais: Saiba as novidades que Globo, SBT e outras emissoras preparam para 2017
Bianca Ramoneda
Uma das jornalistas que deíxaram a televisão foi Bianca Ramoneda que há 18 anos atuava na na Globo News . A jornalista também é escritora e atriz. Ela foi responsável – desde 2015 – por conduzir entrevistas com atores, diretores e outros artistas no programa “Ofício em Cena”. A apresentadora havia começado sua carreira na Globo News em 1998 no “Starte” e sempre esteve ligada a área de artes e cultura.
Leia mais: Veja dez famosos que prometem estar entre os destaques da TV em 2017
Luís Ernesto Lacombe
Luís Ernesto Lacombe foi “dispensado” da Globo na mesma semana que Bianca Ramoneda. O jornalista esportivo, entre sua passagem pelo canal aberto, a Globo News e o SporTV , já estava há 13 anos na empresa. Ele começou em 2004 a frente do “Esporte Espetacular”, onde ficou até o ano de 2011. Desde então ele era o responsável por apresentar as notícias de esportes no jornal diário “Bom Dia Brasil”.
Carlos Monforte
No final de dezembro de 2016, o canal Globo News sofreu uma grande perda no seu elenco jornalístico. O veterano Carlos Monforte – que havia entrado na emissora na década de 1980- pediu demissão do seu posto. A assessoria da empresa emitiu uma nota esclarecendo que o desligamento de Monforte havia partido dele e que lamentava a saída do experiente jornalista. Há 36 anos ele fazia parte do quadro de funcionários da Globo e já passou pelos programas “Bom Dia São Paulo”, “Bom Dia Brasil” e “Jornal da Globo”, do qual foi coordenador.
Bruno Laurence
Antes da demissão de Luís Ernesto Lacombe, o departamento esportivo da Globo já havia encarando outra perda: em novembro o jornalista Bruno Laurence que também estava na casa há 13 anos foi desligado da emissora. Em informações do mesmo ao jornal O Estado de S. Paulo , o apresentador que desde 2005 dedicava-se exclusivamente às funções no canal afirmou que a decisão partiu da Globo e que, apesar disso, ele não tinha ressentimentos quanto à escolha do canal.
Leia mais: Globo prioriza suas séries e minisséries e estreia BBB cada vez mais tarde
Sidney Rezende
A saída de Sidney Rezende foi uma das mais conturbadas do canal nos últimos anos. O desligamento do profissional foi oficialmente comunicado no final de 2015, entretanto, seu contrato venceria apenas em fevereiro do ano seguinte. Os motivos da demissão não foram oficialmente confirmados, mas especula-se que tenha sido pelo posicionamento crítico do jornalista em relação à política do canal. Após o final de seu contrato, Rezende foi a público para, mais de uma vez, questionar os valores da emissora e dizia que ela agia como se fosse “dona” do Brasil e sufocava e limitava eventos culturais, como o Carnaval. Ele foi parte do canal pelo período de 18 anos.
Eduardo Grillo
A saída de Eduardo Grillo deu o que falar – enquanto vários veículos diziam que o jornalista fundador do canal Globo News havia sido demitido pela emissora, uma nota oficial da empresa afirmava que o jornalista, em conversa com Ali Kamel, teria decidido por deixar o canal. O próprio jornalista com 19 anos na emissora chegou a falar que teria tomado a iniciativa para se dedicar mais à negócios de família. Houve também boatos que o apresentador do “Jornal das Dez” teria sido vítima de disputas internas do canal por audiência, já que seu programa não estava com os índices esperados. Eduardo Grillo foi uma perda irreparável ao quadro de jornalistas da emissora.