As casas e famílias, em "Game of Thrones", são de extrema importância para o desenrolar da história. Conheça um pouco mais sobre cada uma
Quem assiste – e até quem não acompanha – “Game of Thrones”, exibida pela HBO, já sabe que a história gira em torno do tão disputado Trono de Ferro. Desde a primeira temporada da série, o enredo todo deixa muito claro que qualquer (qualquer mesmo!) personagem pode morrer.
Acesse todas as informações de "Game of Thrones" na página da série
Cada família possui um lema, um símbolo e histórias particulares. Em “ Game of Thrones ”, onze casas se destacam nos Sete Reinos e, pelo menos um integrante de cada uma visa tomar o lugar de Rei de Westeros.
Abaixo, um Raio-X de cada casa da série.
- Casa Lannister
Sob o lema “Ouça-me rugir”, a Casa Lannister é a mais rica e uma das mais tradicionais de todos os Sete Reinos de Westeros, além de ser considerada protetora da região. Vivem em Rochedo Casterly (Casterly Rock), em um palácio construído à beira-mar, com depósitos de ouro.
Além do lema oficial, a família também possui um outro lema, mais informal: “Um Lannister sempre paga suas dívidas”. Esse evidencia mais ainda o lado rancoroso e cruel de seus integrantes.
Astutos, inteligentes e estrategistas, os membros dessa casa também se destacam por seus cabelos dourados e olhos verdes. Tywin Lannister é o patriarca da família e pai de Cersei, rainha de Westeros; Jaime, membro da Guarda Real; e Tyrion, um homem extremamente inteligente e odiado por seu pai. Tyrion, inclusive, foi o responsável por sua morte, após descobrir uma traição.
- Casa Stark
“O inverno está chegando” talvez seja o lema que os Stark mais repetem! Composta por Ned Stark, Catelyn, Rickon, Robb – já mortos –, Jon, Sansa e Arya, a família é uma das grandes potências de Westeros. Antigamente, comandavam o norte com os Reis do Inverno e, com a conquista de Aegon Targaryen, isso ficou para trás e eles juraram lealdade aos Sete Reinos.
O símbolo da casa é um lobo gigante e Winterfell é sua sede. A família é uma das últimas que ainda crê nos Deuses Antigos, já que estão muito longe do sul e da Fé dos Sete. São próximos da Muralha e, pela história, são os que mais tiveram contato com os Selvagens.
Na série , os Stark também são considerados – e respeitados – como os Reis do Norte ou Reis do Inverno.
- Casa Targaryen
Os descendentes de Valíria são conhecidos por seus cabelos loiros (brancos), saindo de sua cidade anos antes de ser destruída. Então, se mudaram para a ilha Pedra do Dragão, onde ficaram por mais de cem anos, até decidirem conquistar Westeros.
Sob o lema “Fogo e Sangue”, os Targaryen reinaram por mais de duzentos anos, enfrentando inúmeros problemas (como a morte de seus dragões, epidemias e guerras) e no reinado de Aerys II, o Rei Louco, Roberth Baratheon liderou a revolta contra a família e assumiu o trono.
Leia também: Elenco de "Game of Thrones" fala da "melhor temporada" e Batalha de Winterfell
Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe dos Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Quebradora de Correntes, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome, é a última sobrevivente de sua casa, e está na disputa pelo trono de Ferro.
- Casa Baratheon
“Nossa é a Fúria” é o lema da Casa Baratheon. Totalmente extinta em Game of Thrones, uma vez que seus herdeiros legítimos Robert, Stannis e Renly estão mortos, e os filhos de Cersei Lannister com Rob, Joffey, Tommen e Myrcela, que são frutos do relacionamento incestuoso da rainha com o irmão gêmeo, Jaime, também morreram.
A linhagem da Casa Baratheon teve início quando um dos generais de Aegon Targaryen, Orys Baratheon, consquistou o castelo Ponta Tempestade, no decorrer da Guerra e Conquista. Então, casou-se com Argella Durrandon, filha do último Rei da Tempestade. Orys tomou o castelo, e as terras, para si, além do brasão e do lema dos Durrandon.
Desde então, os Baratheon se mostraram uma das famílias mais leais ao reinado Targaryen.
- Casa Martell
“Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados”, assim de denominam os Martell. A família de Dorne disputava o poder da região com outras casas e, na época, o brasão da casa mostrava apenas uma lança. Isso, e a situação de todos, mudou com a chegada de Nymeria.
A rainha guerreira de Rhoinar fugiu para Dorne com todos os sobreviventes de seu povo, após suas terras serem invadidas pelos valirianos e seus dragões. Ao chegar no novo local, queimou os próprios navios para que, assim, ninguém se arrependesse da escolha de tê-la acompanhado.
Então, Mors Martell se casou com ela, adicionando o sol como símbolo de seu brasão. Os Nymeros-Martell, juntos, conquistaram Dorne e se tornaram a casa mais poderosa da região. E, diferente dos outros reinos, por lá, as mulheres não são inferiores aos homens. Elas também podem ser guerreiras e assumir títulos nobres, como líderes de uma casa, por exemplo.
Atualmente, a Casa Martell foi extinta. Oberyn Martell foi morto após uma tensa luta contra Gregor Clegane, o Montanha. Antes disso, seu irmão também havia sido morto, a mando de Tywin Lannister. Depois disso, Ellaria Sand, sua companheira, se vingou da Rainha Cersei, matando Myrcela.
No entanto, a rainha se vingou, envenenando a filha de Ellaria e a deixando morrer na frente da própria mãe.
- Casa Greyjoy
“Nós não semeamos” é o lema da Casa Greyjoy e não é à toa. A frase faz uma ligação à pirataria, característica determinante da família. Eles vivem nas Ilhas de Ferro, afastados. Balon, o patriarca, morre durante a série, deixando seu irmão Euron, e os filhos Theon e Yara, como possíveis lordes em seu lugar.
Theon foi torturado por Ramsay Bolton e, por ter sido mutilado, não pode ter herdeiros. No entanto, a liderança dos Greyjoy está em disputa entre Yara e Euron, tio e sobrinha. Caso um dos dois sobreviva, seus herdeiros devem levar o sobrenome adiante.
Guerreiros do mar, seu trono fica localizado no Castleo de Pyke, de onde governam o arquipélago de terreno rochoso e mares tempestuosos.
- Casa Bolton
Talvez essa seja a casa mais violenta e impiedosa de todas, e essa fama já começa pelo brasão, que mostra um homem esfolado, sem pele. Sob o lema “Nossas lâminas são afiadas”, a casa jurou fidelidade aos senhores de Winterfell, os Stark, mas os traíram se aliando aos Lannister e tomando para si o título de Guardiões do Norte.
Não podemos esquecer, também, de Ramsay Bolton. Ao casar-se com Sansa Stark, o rapaz a estuprou. Na esperada Batalha dos Bastardos, o sádico finalmente teve o final que merecia, sendo vencido por Jon Snow e devorado por seus próprios cães de estimação, na sexta temporada. Atualmente, a Casa Bolton foi totalmente extinta.
- Casa Frey
A rica família das Terras Fluviais chegaram ao poder por conta da sagacidade de seus antepassados, que construíram uma ponte no Ramo Verde, um dos rios que compõe o Tridente. Essa ponte conta com duas fortalezas iguais, chamadas de Gêmeas, que se tornaram uma passagem fundamental entre o norte e o sul de Westeros.
Leia também: O inverno chegou: oitava e última temporada de Game of Thrones agita os fãs
Waldey Frey, responsável pela morte de Catelyn, Robb e Talisa Stark, era considerado o Senhor da Travessia. Antes de ter sido morto por Arya Stark, o lorde sobreviveu a várias esposas e possuía centenas de herdeiros: 27 filhos e 7 filhas legítimas, além dos diversos bastardos.
- Casa Arryn
“Tão alto como a honra”, diz o lema oficial da Casa Arryn. Uma das famílias mais orgulhosas de Westeros, eles possuíram a guarda do Vale, região que engloba as Montanhas da Lua, o Vale de Arryn, as penínsulas conhecidas como os Dedos, e as ilhas Três Irmãs.
Com um acesso bem difícil por conta de sua geografia montanhosa, o Vale tem uma rota principal que é guardada pelo Portão Sangrento, que serve como parada para qualquer um que por ali entrar. Além disso, também serve como proteção do reino contra grupos selvagens e rebeldes, que não obedecem às leis de Westeros.
O Ninho da Águia, morada oficial dos Arryn, é situada na Lança do Gigante, o ponto mais alto das Montanhas da Lua. Jon Arryn era o líder da casa e, depois de vencer a rebelião de Robert Baratheon, finalmente foi nomeado Mão do Rei. Sua morte, que não apareceu na série, aconteceu de forma misteriosa.
- Casa Mormont
Por último, mas não menos importante, a Casa Mormont reina sob o lema “Aqui Nós Resistimos”. A família nobre, apesar de não serem muito ricos, do norte de Westeros, é extremamente leal aos Stark. Sua fortaleza fica na Ilha dos Ursos, situada na Baía de Gelo, muito perto da Grande Muralha.
A Casa Mormont era uma das poucas famílias que tinham uma arma ancestral de aço valiriano, a Garralonga, que foi dada a Jon Snow por Jeor Mormont, quando era o Lorde Comandante da Patrulha da Noite.
Leia também: "Game of Thrones": As expectativas dos fãs para a última temporada da série
Além de Jeor, Jorah Mormont, exilado de Westeros após ser descoberto traficando escravos, Maege Mormont e Lyanna Mormont são os outros integrantes da família. Até agora, somente Jorah e Lyanna estão vivos em "Game of Thrones", da HBO.