Campeão do "BBB 22", Arthur Aguiar fez propaganda nos Stories de um serviço de compra de seguidores no Instagram, mais conhecido como Fazenda de Cliques.
No vídeo, ele explica o funcionamento da ferramenta - que fere as diretrizes da plataforma - e usa a legenda "já pensou ganhar dinheiro apenas seguindo pessoas?".
"Existe uma ferramenta que é possível ganhar dinheiro seguindo e curtindo pessoas nas redes sociais. Eu não acreditava", disse ele nos Stories.
Fazenda de cliques (click farm, em inglês) é o nome que se dá para a compra de engajamento (seguidores, curtidas, comentários) em redes sociais, principalmente Instagram e TikTok.
Empresas como a que Arthur promove conectam pessoas interessadas em falsear seus números com outras que são pagas para seguir, curtir e comentar postagem. O objetivo é tentar enganar o algoritmo das plataformas. Tudo isso é considerado comportamento inautêntico e fere as diretrizes das redes sociais.
"Essas fazendas de clique são plataformas parasitas, que se infiltram nas estruturas das redes sociais", diz Rafael Grohmann, professor da Unisinos e coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour.
As fazendas de clique têm crescido exponencialmente no Brasil, segundo pesquisadores, pois o país têm uma alta demanda de influenciadores (ou aspirantes a) e um discurso de renda fácil e rápida bastante apelativo dentro do contexto de altos índices de desemprego.
Apesar de os Stories de Arthur prometerem um ganho elevado, a realidade costuma ser diferente. Em maio de 2022, o GLOBO consultou o site do Ganhar no Insta (parecido com o que o ex-BBB divulga) apresentava uma tabela de pagamento: uma curtida no Instagram valia, no máximo, R$ 0,01.
A remuneração tão baixa acaba obrigando os trabalhadores das fazendas a criarem dezenas de contas falsas para poderem seguir e curtir mais contas.
Procurada, a equipe de Arthur Aguiar não quis comentar o assunto.