Arthur Aguiar faz publicidade de compra de seguidores
Reprodução/Instagram - 30.07.2022
Arthur Aguiar faz publicidade de compra de seguidores

Campeão do "BBB 22", Arthur Aguiar fez propaganda nos Stories de um serviço de compra de seguidores no Instagram, mais conhecido como Fazenda de Cliques.

No vídeo, ele explica o funcionamento da ferramenta - que fere as diretrizes da plataforma - e usa a legenda "já pensou ganhar dinheiro apenas seguindo pessoas?".

"Existe uma ferramenta que é possível ganhar dinheiro seguindo e curtindo pessoas nas redes sociais. Eu não acreditava", disse ele nos Stories.

Fazenda de cliques (click farm, em inglês) é o nome que se dá para a compra de engajamento (seguidores, curtidas, comentários) em redes sociais, principalmente Instagram e TikTok.

Empresas como a que Arthur promove conectam pessoas interessadas em falsear seus números com outras que são pagas para seguir, curtir e comentar postagem. O objetivo é tentar enganar o algoritmo das plataformas. Tudo isso é considerado comportamento inautêntico e fere as diretrizes das redes sociais.

"Essas fazendas de clique são plataformas parasitas, que se infiltram nas estruturas das redes sociais", diz Rafael Grohmann, professor da Unisinos e coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour.

As fazendas de clique têm crescido exponencialmente no Brasil, segundo pesquisadores, pois o país têm uma alta demanda de influenciadores (ou aspirantes a) e um discurso de renda fácil e rápida bastante apelativo dentro do contexto de altos índices de desemprego.

Apesar de os Stories de Arthur prometerem um ganho elevado, a realidade costuma ser diferente. Em maio de 2022, o GLOBO consultou o site do Ganhar no Insta (parecido com o que o ex-BBB divulga) apresentava uma tabela de pagamento: uma curtida no Instagram valia, no máximo, R$ 0,01.

A remuneração tão baixa acaba obrigando os trabalhadores das fazendas a criarem dezenas de contas falsas para poderem seguir e curtir mais contas.

Procurada, a equipe de Arthur Aguiar não quis comentar o assunto.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!