As redes sociais têm sido cada vez mais responsáveis pela aproximação entre os famosos e seus fãs. Quebrando barreiras entre o público e seu ídolo, essa ferramenta permite que os fãs manifestem sua admiração e tenham um contato direto com o famoso. Ao mesmo tempo em que traz essas vantagens, também é um canal que pode levar com muito mais facilidade o discurso de ódio, além da alta exposição da vida privada, acarretando em desgaste.

Redes sociais são vilãs em potencial na vida dos famosos
Reprodução/Instagram
Redes sociais são vilãs em potencial na vida dos famosos

Leia também: Redes Sociais viram fonte de renda de celebridades que buscam mais autonomia

Tamanha exposição nas redes sociais já levou famosos a desabilitarem os comentários ou excluir o próprio perfil. O caso mais recente é o de Bruna Marquezine, que protagonizou uma torta de climão com Neymar e Anitta. O ex de Bruna foi visto junto com a cantora Anitta em um bloco carnavalesco, o que rendeu rumores na internet e levou Marquezine a deixar de seguir os dois no Instagram. A atriz chegou a excluir o próprio perfil, fomentando ainda mais os rumores.

Em dezembro de 2018, outra celebridade que deu uma pausa nos perfis foi Maisa. Na época, a apresentadora do SBT chegou a fazer um desabafo, sobre como aqueles canais de comunicação estavam prejudicando seu psicológico. “Confesso que me permiti intoxicar um pouco com coisas que vi e realmente me afetei”, Maisa anunciou.

As redes no mundo da fama

undefined
Divulgação

Professor Arthur Igreja fala sobre redes sociais

Especialista em tecnologia e inovação, o professor Arthur Igreja, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), falou sobre aproximação entre as celebridades e seu público, intensificada com a rede social: “Celebridades passam a ter feedback mais rápido. No passado, uma celebridade estava na TV, por exemplo, e não tinha contato com o público. Hoje ela tem feedback o tempo inteiro, então se fizer uma bobagem ou se fizer algo legal, ela tem um feedback via postagem, via stories, o tempo todo. Deixou de ser uma mão de um caminho só”.

Arthur ainda dissertou a respeito da sensação que os fãs passaram a ter, de uma participação ativa na vida de seus ídolos: “Hoje em dia a celebridade é sua própria revista de fofoca, postando ao longo do dia cada coisa que está fazendo. Isso cria o sentimento de que aquele internauta participa de alguma forma da vida do ídolo, mesmo como observador, fazendo comentários. E especialmente quando recebe respostas, ele se sente muito próximo”.

Leia também: Após excluir Instagram, Bruna Marquezine compartilha indireta no Twitter

A obscuridade das redes sociais

undefined
Arquivo pessoal

Assessora Evelyn Jardim

Se por um lado, a rede social é uma ponte que liga as pessoas, por outro, ela pode se tornar uma verdadeira vilã da vida pessoal. O professor Arthur trouxe à tona o revés da ferramenta de comunicação: "Hiperexposição, necessidade de ter e ser um arquétipo de sucesso. As pessoas acabam tendo experiência só pelas fotos que vão tirar, esperando engajamento. Vira uma coisa de vício, mata a realidade da vida que a pessoa leva".

Você viu?

A assessora Evelyn Jardim, que costuma gerenciar crises e acompanhar de perto o quanto as redes sociais podem ser vilãs no mundo da fama, declarou: "Alguns famosos se expõem muito e depois não existe uma estrutura psicológica para poder arcar com as consequências. Em um ato impulsivo eles se resguardam como podem, o que pode gerar ainda mais polêmica".

Arthur declarou ainda que é preciso compreender que os comentários negativos virão inevitavelmente: "A pessoa, a partir da hora que se expõe, está abrindo a janela para ser criticada. Se isso começa a se tornar um problema que a pessoa não consegue lidar, ela precisa se expor menos".

Evelyn concluiu: "A rede social talvez não seja a melhor opção, a partir do momento em que envolve a emoção do artista, mas esclarecer de forma profissional e objetiva, comunicar ao público é algo que sempre ajuda para ter disponível os dois lados da história".

O olhar de um famoso

Lucas Lucco fala sobre redes sociais
Reprodução/Instagram
Lucas Lucco fala sobre redes sociais

Um usuário assíduo da rede social é Lucas Lucco , o cantor por trás de singles como Princesinha e Vai Vendo . O sertanejo reconhece que seus perfis na internet funcionam como uma verdadeira ponte entre ele e os seus fãs: “As redes sociais são hoje uma ferramenta importante de comunicação direta com meu público, pois conseguem transmitir quase todo o conteúdo que queremos passar. Conseguem levar minha mensagem para os fãs de forma rápida, mas nunca vão substituir o contato direto que temos em nossos shows”.

Apesar de se conectar com os fãs por meio da internet, Lucas Lucco declarou que também já recebeu críticas em seu perfil. Um dos casos em que o cantor foi alvo de críticas por parte dos internautas foi em 20 de novembro de 2018, o dia da Consciência Negra. Na ocasião, Lucco defendeu que o dia da consciência negra deveria ser o dia da consciência, questionando sobre a existência do dia da consciência vermelha, ou da amarela. O discurso não foi bem recebido pelo público, garantindo uma chuva de comentários negativos.

Sobre esse tipo de comentário, o cantor alegou: “Temos que saber lidar com estas críticas. Elas sempre vão existir de alguma forma e fazem parte do nosso trabalho. As críticas, quando construtivas, também servem para nosso crescimento como artista”. Questionado sobre o incômodo diante de comentários negativos, Lucas afirmou: “Hoje não incomodam mais. Ninguém consegue agradar a todos. Às vezes aparece um mais exaltado, outros querem somente aparecer e criar confusão. O que acho relevante levo em consideração. O resto, não me importo”.

Lucas Lucco excluiu conteúdo do Instagram
Reprodução/Instagram
Lucas Lucco excluiu conteúdo do Instagram

Outra ocasião em que Lucas Lucco atraiu os holofotes foi em julho de 2018: “Aconteceu de dar uma sumida das redes sociais, mas fazia parte de uma ação para lançamento de um novo trabalho gravado recentemente que foi meu DVD”, relembrou o cantor. Na época, Lucco excluiu todo o conteúdo de seu Instagram, deixando quase 15  milhões de seguidores confusos. Depois de um tempo fora da rede social, Lucco voltou a alimentar o seu perfil com materiais do  DVD, “A Origem”.

Leia também: Após suposto nude vazado, Lucas Lucco apaga todas as fotos do Instagram

Apesar de seu caso de altos e baixos na internet, Lucas Lucco faz parte do time de famosos que defendem as redes sociais : “Sem sombra de dúvida acrescentam muito mais coisas boas. Cada mensagem de apoio é  gratificante. É uma troca de energia sem tamanho. Procuro sempre me manter ativo nas redes por este motivo. Poder receber este apoio só me mostra que estamos no caminho certo”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!