Há exatos dez anos o grupo mexicano RBD anunciava seu fim. Conhecidos a partir da telenovela de nome homônimo ao da banda, Anahí, Dulce Maria, Maite Perroni, Christian Chávez e Alfonso Herrera viajaram o mundo propagando mantras de amor e aceitação.
Leia também: Papai? Ex-RBD Alfonso Herrera posta foto de roupa de bebê e intriga os fãs
Indo contra a letra de sua música mais famosa, RBD seguiu os demais e acabou anunciando o fim da banda no dia 14 de agosto de 2008: “Todo grande projeto necessita se transformar para transcender e hoje nós estamos iniciando esse processo. Comunicamos que nossos próximos shows (..) marcarão o princípio dessa etapa final”.
Leia também: Nostalgia! RBD e outras bandas que gostaríamos que voltassem
Na época, fãs do mundo inteiro ficaram desolados e integrantes como Anahí e Christian Chávez demonstraram inúmeras vezes que, por eles, o grupo teria continuado. Em contrapartida, Maite Perroni já tinha planos na televisão mexicana e Alfonso Herrera assumiu recentemente que ele optou por não renovar o contrato com o grupo.
Após uma década do fim de Rebelde, novela e banda que marcou uma geração, compilamos algumas coisas que ainda hoje fazem falta.
Figurinos
Apaixonar-se por RBD, era gostar da novela, que era regada a looks icônicos, como os uniformes da escola que os personagens frequentam ou dos penteados e acessórios que usavam.
Afinal, é fácil lembrar da marcante gravata vermelha, da estrelinha usada por Mia Colucci em sua testa, os casacos utilizados por Lupita, os penteados ousados e maquiagens pesadas de Roberta, as inúmeras cores de cabelo de Giovanni no passar das temporadas ou até mesmo o sex appeal eminente de Miguel.
Músicas
Se duvidas ainda há fãs que tem os maiores hits do grupo musical na ponta da língua. Sálvame , por exemplo, bate atualmente quase 5 milhões de views no Youtube; Rebelde , canção homônima ao nome do grupo e que marcou a abertura da novela, também se encontra no mesmo patamar.
Além disso, eles foram o primeiro grupo a ter três músicas simultaneamente no topo das paradas brasileiras, além de ter quatro discos entre os 40 mais vendidos na mesma época. Singles como Enseñame , Santa No Soy , Nuestro Amor , Otro Día Que Va , entre outros, tocavam com frequência nas rádios, MP3 e afins.
Romances
Falar de RBD, como podemos notar, não é apenas falar de música. A novela foi uma das mais acompanhadas do SBT . Sucesso de audiência, a atração fez da emissora a segunda na liderança de acordo com dados do IBOPE. Apenas a Globo batia os jovens rebeldes.
Acompanhar o vai-e-vem de Mia e Miguel era uma tortura para os fãs, já Roberta e Giovani tinham uma torcida descomunal para ver seu romance acontecer. Por outro ângulo, Lupita e Diego não tinham tanta torcida, mas ganhavam destaque por serem personagens tímidos, mas com potencial vocal e intelectual enorme.
Onde estão os membros do RBD?
Após o fim do grupo, cada membro tomou um rumo diferente em sua carreira. Maite Perroni seguiu para o ramo da interpretação, onde até hoje faz sucesso e é aclamada. Anahí se manteve no mercado musical onde continua movendo multidões para conferir seus shows.
Já Dulce Maria aproveitou o momento e também construiu um império embasado em sua carreira solo. Christian Chávez também seguiu os passos de Anahí e Dulce e se jogou na carreira musical, porém, não obteve tanto sucesso quanto gostaria. Hoje, o cantor-ator é empresário da sensação latina do momento, o grupo CNCO.
Leia também: Cena de novela do SBT gera controvérsia ao minimizar racismo
Por fim, Alfonso Herrera se empenhou mais na carreira cênica. O ex- RBD
até chegou a gravar alguns singles, mas foi na atuação que ganhou destaque, principalmente com “Sense 8”. Fazendo 10, 20 ou até 30 anos, os integrantes do grupo foi um marco na história e sempre terá um lugar especial no coração dos fãs, que jamais os esquecerão.