Nesta quinta (26), o comediante americano Bill Cosby foi condenado por drogar e abusar sexualmente da ex-jogadora de basquete Andrea Constand , em 2004, na mansão do ator, na Filadélfia, no estado da Pensilvânia.
Leia também: Bill Cosby será julgado por abuso sexual
Na ocasião, o júri considerou Bill Cosby culpado em três acusações de abuso sexual . Cada condenação pode resultar em até 10 anos de prisão. O ator de 80 anos ainda nega as denúncias de Andrea Constand, que na época do assédio era diretora de uma equipe feminina de basquete da Universidade de Temple.
Leia também: Erykah Badu causa polêmica ao elogiar Adolf Hitler e Bill Cosby
De acordo com a promotoria, o artista, famoso por seus papéis no “The Cosby Show”, dava comprimidos de benadryl, deixando as vítimas incapazes de reagir aos seus ataques sexuais.
Hollywood reage à condenação de Bill Cosby
Atualmente, Hollywood vive um momento sensível. Após anos de abusos e assédios sexuais, atrizes, atores, artistas e personalidades vêm apoiando movimentos e contando suas histórias abertamente, tudo isso com o intuito de que suas experiências jamais se repitam.
Entre alguns dos movimentos/iniciativas mais marcantes, atualmente, temos o “Time’s Up”, o “Mee Too”, o “Ask Her More” e “HeForShe”.
Personalidades de Hollywood que apoiam a causa comentaram a condenação de Cosby nas redes sociais e celebraram a justiça. Confira:
"Cosby é CULPADO em todas as 3 acusação. OBRIGADA Procuradores e policiais de Montgomery County, Andrea Constand, Janice Dickinson e Todas as mulheres que testemunharam. Todos os 60 que falaram sobre Cosby, Todos que os apoiaram. O dia chegou. Justiça atrasada, mas justiça entregue".
Você viu?
"Eu me pergunto quanto tempo vai levar para o Trump anunciar que ele vai perdoar Bill Cosby".
"Um final adequado para o mês da conscientização da agressão sexual. Bill Cosby foi considerado culpado hoje. Estou pensando em todas as mulheres que ele traumatizou nos últimos 50 anos. Como sobrevivente, sei que a dor nunca desaparece completamente, mas espero que suas vítimas finalmente sintam alguma paz".
"Finalmente alguma justiça para as vítimas de Bill Cosby. Que elas encontrem um pouco de paz hoje. #CULPADO".
"Esse é o único jeito para as coisas mudarem".
Andrea Constand não está sozinha
Leia também: Julgamento de Bill Cosby, acusado de abuso sexual, começa e deve durar 2 semanas
Cerca de 60 mulheres já fizeram acusações contra as ações abusivas de Bill Cosby , mas somente o caso de Andrea Constand foi julgado hoje. Segundo a Associated Press , cinco dessas vítimas testemunharam contra o humorista nesta quinta (26).