Neste domingo (4) aconteceu um dos maiores eventos da indústria cinematográfica, a premiação do Oscar
. Com uma cerimônia repleta de estrelas, outra coisa chamou atenção dos internautas: a cobertura da TNT
, que contou com os comentários transfóbicos e misóginos do comentarista Rubens Ewald Filho.
Leia também: Globo acerta com Dira Paes na transmissão do Oscar e web aprova
Renomado, Rubens Ewald Filho é um dos críticos de cinema mais famosos do Brasil, no entanto, seus comentários durante a cobertura do Oscar de 2018, na TNT, foram alvo de muita controversa.
Leia também: Oscar vê na ternura de "A Forma da Água" a receita para as dores do presente
Durante o discurso da atriz trans Daniela Vegas, que atuou em "Uma Mulher Fantástica" e recebeu a estatueta de melhor filme em língua estrangeira, o crítico comentou que ela era um "rapaz". Pouco depois, tentando retratar a gafe, o próprio canal TNT replicou nas redes sociais: "Não Rubens, ela é uma mulher. E que mulher".
E Rubens não cessou por aí. Em tempo de "Time's Up", o crítico fez comentários machistas sobre Frances McDormand, vencedora da estatueta de melhor atriz por "Três Anúncios Para um Crime" e dona do discurso mais poderoso da noite em defesa à presença feminina na indústria cinematográfica. Os internautas ficaram revoltados e não perdoaram. Confira algumas reações:
Leia também: Albanesa Bleona Qereti aparece com look ousado em festa pós-Oscar
Durante a cobertura, Rubens Ewald Filho criticou até a atriz Saoirse Ronan, que aos 23 anos já recebeu três indicações ao Oscar e atuou no longa-metragem "Lady Bird". Mesmo com a repercussão na internet, até então Rubens não se posicionou sobre o assunto.