Conheça os 10 artistas mais premiados no Prêmio da Música Brasileira

Figuras icônicas da MPB se destacam na lista de vencedores; confira

A 31ª edição do "Prêmio da Música Brasileira", um dos mais importantes da indústria fonográfica, ocorre nesta quarta-feira (12), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O artista que será homenageado na premiação é Tim Maia (1942 -1998); confira os músicos mais premiados no evento:

Maria Bethânia
Foto: Reprodução/Instagram
Maria Bethânia


Maria Bethânia

Dona de 23 troféus, a cantora ocupa o primeiro lugar no ranking. A primeira vez que ganhou um título na premiação foi em 1991, quando completava 25 anos de carreira.  A artista fará uma turnê ao lado de Caetano Veloso no segundo semestre deste ano.

Alcione
Foto: Divulgação
Alcione


Alcione

Icônica para a história do samba,  Marrom vem logo atrás e assume o segundo lugar no pódio de músicos premiados, com 21 títulos. A cantora já levou 19 troféus na categoria "Melhor Cantora", no gênero Samba.

Foto: Foto: Aline Fonseca
Caetano Veloso


Caetano Veloso

Para fechar o trio de vencedores,  Caetano Veloso soma 7 vitórias como "Melhor Cantor" e cinco como "Melhor Álbum". Ao todo, o veterano reúne 19 prêmios de edições passadas do "Prêmio da Música Brasileira".

Foto: Lucas Menezes
Elba Ramalho


Elba Ramalho

Da mesma forma que Veloso, a musicista paraibana soma 19 títulos na premiação. "Melhor Cantora" foi a categoria onde Elba Ramalho  mais se destacou no decorrer das edições da premiação.

Foto: Reprodução Instagram - 10.6.2024
'Fundo de Quintal'


Fundo de Quintal

No mesmo patamar que Caetano Veloso e Elba Ramalho, o  "Fundo de Quintal" já levou 19 prêmios. A oficialização do grupo ocorreu somente em 1980. Antes disso, eles já organizavam rodas de samba na quadra do Cacique de Ramos, grupo carnavalesco fundado em 1961. 

Foto: Reprodução Instagram
Dominguinhos


Dominguinhos

No quarto lugar temos Dominguinhos, considerado como ícone do forró . Ao representar o gênero musical nordestino, o cantor se destacou e foi premiado 18 vezes no decorrer do "Prêmio da Música Brasileira".

Foto: Divulgação
Zeca Pagodinho


Zeca Pagodinho

Assim como Dominguinhos,  Zeca Pagodinho já arrematou 18 prêmios em edições passadas do evento. “Melhor Cantor” e “Melhor Álbum” foram as categorias mais vencidas por ele, que  recentemente fez uma live em prol das vítimas do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação
Alceu Valença


Alceu Valença

Cantor e compositor nordestino,  Alceu Valença, de 77 anos, tem 14 prêmios na estante. O músico foi homenageado recentemente no "Sem Censura", programa apresentado por  Cissa Guimarães.  Entre os hits do artista, destacam-se "Anunciação", "La Belle de Jour" e "Tropicana".

Foto: Leo Aversa / Divulgação
Paulinho da Viola


Paulinho da Viola

Conhecido pelas produções que mesclam samba com outros estilos, o cantor e compositor foi outro que se destacou na premiação. No decorrer das edições, ele já arrematou 13 títulos, principalmente nas categorias "Melhor Cantor" e "Melhor Álbum".

Foto: Reprodução Instagram - 10.6.2024
'Roupa Nova'


Roupa Nova

Assim como Paulinho da Viola, a banda de soft rock Roupa Nova, conhecida pelas canções com aberturas de vozes e harmonizações vocais, também venceu 13 prêmios. Os integrantes já levaram onze vezes o troféu de “Melhor Grupo” na modalidade "Canção Popular".

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp