Forró X sertanejo: gêneros musicais criam tensão no São João

A briga entre os artistas da música vem crescendo com o tempo; relembre casos

Flávio José X Gusttavo Lima

O Maior São João do Mundo, o festival de Campina Grande (PB), gerou uma confusão entre os artistas. O paraibano reclamou nas redes sociais por ter tido o tempo de show diminuído para que o do sertanejo fosse ampliado.

Desabafo

Ainda em cima do palco, o artista conhecido como Rei do Xote fez um desabafo para o público. "Infelizmente, são essas coisas que os artistas da música nordestina sofrem", disse ele.

Não foi a primeira vez

Em 2017, Elba Ramalho também comentou sobre a desvalorização do forró nas festas de São João. "Eu não toco na Festa de Barretos, Dominguinhos também não cantava. A festa é deles, é dos sertanejos. Aí, quando chega aqui no São João, em Campina Grande, não ter o Biliu de Campina, não ter Alcymar Monteiro, eu reclamei bastante. Quando chega o São João, se você não tem forró... eu não quero ir a uma festa que não tenha forró", declarou ela.

Campanha

No mesmo ano do desabafo da cantora, Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga, e Chambinho do Acordeon criaram a campanha Devolva meu São João, com o objetivo de valorizar o forró nas grandes festas juninas do Nordeste.

Divulgação

Se defendeu

Como resposta a Elba Ramalho, Marília Mendonça usou um tempo do show no São João da Capitá para se pronunciar sobre o assunto: "Vai ter sertanejo no São João, sim, viu? Porque quem quer é o público. Então, muito obrigada por me abraçarem. Sei que vocês gostam mesmo é de música boa. Não importa o estilo", disse ela no palco.

Áudio vazado

A fala de Marília gerou uma outra polêmica, agora envolvendo Alcymar Monteiro. Um áudio do cantor atacando a cantora vazou nas redes sociais e gerou discussão. "Essa senhora não tem autoridade para falar nada. Como é que ela vem falar que aqui é lugar de sertanejo? Isso é um ‘breganejo’ horroroso para cachaceiro, para quem não tem identidade. Quem tá falando é Alcymar Monteiro", começou ele.

Reprodução/Instagram

E não parou por aí

Ainda no áudio, Alcymar critica o sertanejo. "Dona Marília Mendonça, você é lá de Goiás. Vá cantar lá no seu Goiás. Não vem encher o saco da gente aqui, não, entendeu? [...] Você vem lá de Goiás invadir nossa praia. Agora vê se a gente canta lá no teu Goiás. Vocês não deixam [...] Eu vou baixar o nível, viu?! Não venha aqui no nosso terreiro querer cantar de galo, não, viu? Aqui quem canta de galo é galo, galinha aqui não canta. Entendeu bem? Tá certo? Sua música é horrorosa! Você não está com nada, entendeu? Você canta para cachaceiro. Eu canto para família, para as crianças, para os velhos, eu sou descendente de Luiz Gonzaga. Nos respeite, entendeu? Não fale mal de Elba Ramalho, que você não tem autoridade para isso, entendeu? Deixa a gente em paz, vão se danar", concluiu ele.

Reprodução/Instagram

iG Gente no Telegram

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro das novidades de celebridades, reality shows e muito mais!

Reprodução

Veja mais Top Stories