Exclusivo

Autora relata estranheza por Zoe Saldaña a interpretar em 'Recomeço'

Tembi Locke conta bastidores do trabalho com atriz em minissérie da Netflix, baseada em livro autobiográfico

 Zoe Saldaña protagoniza minissérie baseada em livro autobiográfico de Tembi Locke
Foto: Reprodução/Instagram/Netflix - 01.03.2023
Zoe Saldaña protagoniza minissérie baseada em livro autobiográfico de Tembi Locke


A autora Tembi Locke decidiu transformar as memórias de amor e luto em “Recomeço”, livro autobiográfico que se tornou um best-seller do “The New York Times”. Do início de uma paixão na Itália à uma perda nos Estados Unidos, a história da norte-americana cativou tanto o público que ganhou uma adaptação na Netflix, estrelada pela atriz Zoe Saldaña.

A escritora reconhece que explorar a própria vida em um livro foi um movimento “profundamente íntimo”, o que fez com que a presença nos bastidores na minissérie de ficção fosse importante. Trabalhando como co-criadora, autora e produtora do projeto, Tembi assume que sentiu estranheza ao ver a atriz de “Avatar” e “Guardiões da Galáxia” a interpretando.

+ Entre no  canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre cultura, celebridades e mais!

“Não acho que seja natural ver alguém retratar você na tela, mesmo que você tenha escrito um livro. É uma experiência tão surreal. No entanto, ter Zoe trazendo Amy [nome dado à protagonista na minissérie] à vida foi extraordinário. Não consigo imaginar outra pessoa sendo Amy. Observá-la trabalhar todos os dias no set foi algo inspirador”, conta ao iG Gente.


Locke explica que “Zoe foi uma grande colaboradora desde o início” e que ambas trocaram experiências pessoais para contribuir para a personagem na ficção. “Conversamos muito cedo sobre como, enquanto Amy foi inspirada por minha vida e história, a personagem era de Zoe para criar à sua própria maneira. E, para mim, ver o personagem ganhar vida a cada dia me fez sentir tudo - feliz, triste, assustada, humilhada, grata e amada”, analisa.


“Claro, certas vezes era estranho. E sim, havia cenas que eu não queria assistir novamente, porque traziam muitos gatilhos [da vida pessoal]. Mas, em resumo, foi uma honra e uma experiência única na vida [...] Ter Zoe na minissérie foi o maior presente para o nosso projeto”, complementa sobre a minissérie, que ainda traz Saldaña e Reese Witherspoon na produção executiva.


A norte-americana também apresenta mais de 20 anos de carreira como atriz em Hollywood, mas “Recomeço” foi a primeira vez em que teve um trabalho intenso nos bastidores. “Nunca havia tentado nenhum trabalho tão pessoal quanto [a minissérie] [...] Escrever tudo foi o esforço criativo mais transformador que já experimentei. Foi uma colaboração desde o início, estava lá todos os dias na sala de roteirista, passando pelo elenco, pré-produção, filmagem e pós-produção”, avalia.

+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !

“Ajudei a decidir quando e onde a história se transformaria em ficção e quando deveria permanecer fiel à realidade. Claro, tem coisas no livro que não tem na série e vice-versa. Um livro e uma série de TV são duas formas de arte diferentes. Então tudo se resumiu a quais momentos da minha vida precisavam estar no livro para contar a melhor história e quais da vida davam mais drama à série”, analisa a autora, inspirada em comédias românticas como “Um Lugar Chamado Notting Hill” e “Podres de Ricos”.

+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.