DFB Festival
Reprodução/Facebook DFB Festival/Thaís Mesquita
DFB Festival


O "DFB Festival", maior encontro de moda autoral da América Latina, vai acontecer em Fortaleza (CE), entre os dias 25 a 28 de maio, na Praia de Iracema. A 22ª edição marca a retomada presencial após o ápice da pandemia do coronavírus.

De acordo com Cláudio Silveira, idealizador do evento, o festival traz a temática do olhar 360° para retratar o Brasil de uma maneira mais extensa. Na programação, atrações para diversos eixos, como cultura, moda, economia criativa, formação, indústria, gastronomia e turismo.


“O DFB é um Festival que movimenta a cidade inteira, e todas as ações direcionadas a ele são embaladas por um pensamento inovador. Esse foi um dos argumentos que alçaram Fortaleza ao posto de Cidade Criativa do Design, em título outorgado pela Unesco, em 2019, e que o DFB celebra na edição de retomada, após dois anos de pandemia”, explica Cláudio.

Claudio Silveira
Divulgação/Thaís Gadelha

Claudio Silveira


Neste ano, serão apresentados dois pavilhões: um para o DFB e, pela primeira vez, um voltado para a indústria, sediando as ações do Programa 100% CE e da Ceará Fashion Trade, principal feira de negócios de moda do Estado do Ceará. Além desta novidade, haverá exposição de faculdades, salas de desfiles e de workshops. A edição de 2022 contemplará diversas operações envolvendo micro e pequenos empreendedores das áreas de design, gastronomia e moda, no Mercado Criativo DFB. 


Para a retomada presencial, o "DFB Festival" firmou parceria com a maior plataforma de moda e inovação do planeta, a Fashinnovation. A primeira grande ação da parceria aconteceu em fevereiro, na sexta edição do Worldwide Talks. Em maio, a parceria irá se repetir. 

Estrutura

Para receber o line-up dos desfiles, serão montadas duas salas, com passarelas de 40 metros, cada, além da passarela externa, instalada nas areias da Praia de Iracema, que receberá as coleções do DFBeach Club, com foco em beachwear. Neste ano, o DFB apresentará um desfile Upcycling, em parceria com a Enel Brasil. A apresentação complementa as ações do novo espaço do evento, o Factory, com direito a instalações gigantes de players do setor de eventos do Ceará e um palco para os shows, com pé direito de 28 metros e cenografia 100% feita em sucata, monocromática e pintada de areia.

Na varanda principal do evento, serão distribuídas 14 operações diversas de gastronomia. Além disso, o DFB contará com o primeiro espaço pet friendly do país em desfiles de moda. Com uma proposta super moderna de cidadania, o festival terá uma exposição do Instituto do Câncer do Ceará feita com mulheres mastectomizadas.

“O DFB Festival é o único evento do Brasil com foco em moda autoral, que disponibiliza seis editais públicos de participação. Ele é muito mais que moda, pois trabalha o social, é incentivador, provocador e mexe com toda a estrutura da indústria do Estado, ou seja, o DFB é multifacetado”, explica o idealizador do evento.

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