Gilberto Gil se prepara para posse na ABL
Reprodução/Instagram
Gilberto Gil se prepara para posse na ABL


Gilberto Gil será empossado como um dos membros da Academia Brasileira de Letras na noite desta sexta-feira, e já está se preparando para a cerimônia. A posse, marcada para as 21h no Centro do Rio, será transmitida pelo canal da ABL no YouTube.

"Por aqui já está quase tudo pronto para Gil tomar posse de sua cadeira na Academia Brasileira de Letras", escreveu a equipe do compositor em suas redes sociais. "E o fardão de imortal caiu muito bem nele, não é?".


Antigo sonho da Academia Brasileira de Letras, Gil foi eleito para a cadeira 20 da ABL, com 21 votos, superando o poeta Salgado Maranhão (7 votos) e o escritor Ricardo Daunt (nenhum voto).

Há algum tempo, a academia vinha tentando abrir suas portas para a cultura popular. Cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, ele lançou em 1996 o livro "Todas as letras", uma reunião de suas composições, cumprindo assim o pré-requisito de ter pelo menos um livro publicado para se candidatar.

A cadeira 20 da ABL tem como fundador Salvador de Mendonça, que escolheu como patrono Joaquim Manuel de Macedo. Os outros ocupantes, além de Murilo Melo Filho, foram Emílio de Meneses, Humberto de Campos, Múcio Leão e Aurélio de Lyra Tavares.

A eleição de Gil foi a segunda após a retomada das atividades presenciais da Academia Brasileira de Letras, que ficou parcialmente fechada entre março de 2020 e outubro de 2021. Em novembro, a ABL elegeu a atriz Fernanda Montenegro para a cadeira 17.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!