Foram longas férias, que duraram mais de um ano, mas finalmente nesta sexta-feira (18) os fãs da série “Elite” vão se reencontrar com os alunos do colégio Las Encinas. A produção espanhola, que chega a sua quarta temporada, é um dos títulos mais populares da Netflix. O sucesso é tão expressivo que uma quinta leva de episódios já está garantida, contando inclusive com a chegada do brasileiro André Lamoglia no elenco.
Lançada sem muita pretensão em 2018, “Elite” narra a rotina de jovens estudantes em uma instituição escolar frequentada pelos herdeiros da alta casta da sociedade espanhola. Entre várias caras novas apresentadas, o grande público identificou na tela Miguel Herrán, o Rio de “La casa de papel”, outro hit hispânico do streaming.
Apesar de um verniz superficial que remete a tramas como “Malhação” e “Rebelde”, “Elite” tem uma carga mais pesada de cenas envolvendo sexo, consumo de drogas ilícitas e violência. Na contramão da fachada juvenil, a série flerta bastante com o conteúdo adulto, inclusive quando vislumbra debates mais maduros, como o do conflito entre classes sociais.
A quarta temporada chega com a missão de encerrar arcos narrativos importantes, mas também abrir caminho para novas figuras. Sem jogar spoilers, é importante saber que a terceira temporada deu fim a um mistério sobre um crime cometido nos primeiros episódios de “Elite”. Tal desfecho, por consequência, encerrou o ciclo de personagens importantes como Polo (Álvaro Rico), Carla (Ester Expósito), Nadia (Mina El Hammani), Valerio (Jorge Lopez) e Lucrecia (Danna Paola).