Após quatro meses de indefinição, a escritora norte-americana Elizabeth Bishop (1911-1979) finalmente foi confirmada como homenageada da próxima Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O nome da poeta, que apoiou o golpe militar em 1964, causou controvérsia entre escritores e quase levou os organizadores a repensar a escolha. Na última sexta-feira (06), porém, ficou decidido que a homenagem seria mantida, conforme antecipou a coluna Lauro Jardim.

Leia também: Flip chega ao fim marcada por momentos de tensão e protestos

Elizabeth Bishop
Divulgação
Elizabeth Bishop

"Na época, a pressão contra a escolha foi tão forte que chegamos a anunciar que iríamos considerar uma outra opção", diz Fernanda Diamont , curadora do evento. "Mas no fim houve um consenso entre nós ( a organização e a curadoria ) de que ela deveria ser mantida. O mundo e o Brasil estão derretendo. É tanta coisa acontecendo, tanto cancelamento nas redes, que a polêmica em torno da Bishop já foi até esquecida".

Leia também: Escolha de homenageada da Flip causa indignação entre escritores

Na época do anúncio, além da surpresa pela opção por uma escritora estrangeira (o que acontece pela primeira vez na história da Flip), autores resgataram o apoio de Bishop ao golpe militar de 1964 e comentários negativos e preconceituosos sobre o Brasil.

Elizabeth Bishop
Reprodução/Instagram/@flip_se
Elizabeth Bishop

Fernanda lembra que o evento já teve autores problemáticos entre os homenageados, como Gilberto Freyre em 2010, por exemplo. Ou, mais recentemente, Euclides da Cunha no ano passado.

"Nossa avaliação é que podemos tratar qualquer questão biográfica de forma crítica", diz a curadora. "O racismo de Euclides foi debatido em várias mesas. Todos os autores têm suas ambiguidades e estão abertos ao debate. Vamos colocar a Bishop no divã", completa.

Leia também: Debate sobre fronteiras entre gênero e  inconsciente é destaque na FLIP

A curadora reconhece que foi difícil suportar a pressão após o anúncio, mas garante que não chegou a cogitar outro nome: "pensamos em organizar uma edição sem autor homenageado, mas nunca de substituir Bishop ", conta a curadora da Flip 2020 .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!