A preocupação mundial em torno do surto do coronavírus tem atingido também o mercado de entretenimento. Depois de causar o fechamento provisório de cerca de 70 mil salas de cinema na China e afetar a feira de negócios do Festival de Berlim, agora foi a vez dos grandes shows. Só nas últimas horas, tanto o grupo de K-pop BTS quanto a banda americana Green Day cancelaram as turnês que fariam em países asiáticos.

Leia também: BTS libera trailer de DVD gravado da turnê em São Paulo "Speak Yourself"

BTS
Divulgação
BTS

Segundo a "Billboard", mais de 20 mil eventos musicais marcados para o período entre janeiro e março foram cancelados ou adiados na China e em Hong Kong, gerando um custo de US$ 286 milhões em bilheterias, segundo dados da Associação Chinesa de Artes Performáticas. Entre outros grandes nomes que mudaram seus planos estão o grupo veterano New Order , o cantor de r&b Khalid e o rapper Stormzy .

Leia também: Integrante do BTS se envolve em acidente de carro e pede desculpas

No começo da semana, o BTS já vinha dando sinais de que estava preocupado com a situação. A mais popular banda de K-pop do mundo anunciou no último domingo que a entrevista coletiva para a promoção de seu novo disco “Map of the soul: 7” , lançado na última sexta-feira, seria realizada via streaming, sem a presença dos jornalistas.

Com apresentações marcadas em programas de TV de Seul, ao longo da semana, o grupo enviou um e-mail para seu fã-clube ressaltando que, apesar de as apresentações estarem de pé, eles fizeram a opção de não ter plateia no estúdio. A decisão, segundo o comunicado, foi tomado junto com as emissoras.

Agora, os astros coreanos anunciaram o cancelamento das apresentações que fariam nos dias 11, 12, 18 e 19 de abril no Estádio Olímpico Jamsil, em Seul, sem remarcação prevista — o valor dos ingressos será devolvido integralmente aos fãs. "É inevitável que os shows tenham que ser cancelados sem novas datas", diz o comunicado publicado no Twitter. "Por favor, entenda que a decisão foi tomada após uma consideração extensa e cuidadosa".

As apresentações na capital da Coreia do Sul abririam a turnê mundial de divulgação de “Map of the soul: 7”. Com o cancelamento, o primeiro show previsto é o de 25 de abril, em Santa Clara, na Califórnia.

O Green Day, por sua vez, foi um pouco menos radical que os ídolos coreanos. O power trio de punk rock apenas adiou, e não cancelou, a turnê asiática que teria início em março.

Green Day
Divulgação
Green Day

"Nós tivemos que, infelizmente, tomar a difícil decisão de adiar os shows que faríamos na Ásia por preocupações com viagem e saúde causadas pelo coronavírus. Sabemos que é uma merda, já que estávamos ansiosos para encontrá-los, mas guarde seu ingresso que anunciaremos as novas datas bem em breve", declarou a banda no Instagram.

O Green Day, que acabou de lançar seu 13º disco de estúdio, o divertido "Father of all motherfuckers", manteve de pé a turnê conjunta que fará com Fall Out Boy e Weezer no verão do Hemisfério Norte.

Outros cancelamentos

Quem também optou por evitar apresentações ao vivo na Ásia foi o rapper britânico Stormzy. O astro do grime — a mutação inglesa do hip hop —, porém, foi mais precipitado: ele já tinha anunciado o cancelamento da turnê no último dia 13, há duas semanas.

Stormzy, que faria shows na Malásia, Cingapura, Japão, China e Coreia do Sul em março, também citou "preocupações com viagem e saúde". As novas datas não foram anunciadas.

A lista de apresentações canceladas traz ainda New Order, Khalid, Ruel, Orquestra Sinfônica Nacional Americana, Andy Lau, X Ambassadors, Orquestra Sinfônica de Boston, Filarmônica de Hong Kong e Taeyeon.

Leia também: BTS consegue alcançar um marco histórico na música; entenda

Esta lista deve aumentar em breve e chegar a outras regiões, já que a crise do coronavírus tem se intensificado também em países como a Itália. Por lá, os grupos de metal Testament, Exodus e Death Angel e a revelação britânica Mabel já cancelaram shows recentemente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!