A escola de samba Unidos do Viradouro é eleita a campeã do Carnaval 2020 do Rio de Janeiro após uma votação acirrada com a Acadêmicos da Grande Rio e Beija-Flor. O enredo escolhido foi "Viradouro de Alma Lavada", que lhe rendeu pela segunda vez o maior título do Grupo Especial. Confira os melhores momentos do desfile da escola, que há 23 anos não vencia a competição, no Sambódromo Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Leia também: Apostando no valor do saber, Águia de Ouro é campeã do carnaval de São Paulo

Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2020
Agência O Globo
Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2020


Assim que anunciada a penúltima nota do último quesito, que definiu a vitória do Carnaval do Rio de Janeiro, os representantes da escola não conseguiram conter a emoção e pularam de alegria. "Nós estamos de alma lavada", disse o carnavalesco Tarcísio Zanon aos pranto em entrevista à TV Globo

O presidente da escola, Marcelinho Kalil, não parava de cantar o samba-enredo apresentado neste ano. "É muito amor por essa escola, muitos anos depois a agente leva o título. A festa não tem hora para acabar hoje em Niterói". 

Logo no começo da apuração foi anunciado que a Unidos da Tijuca perdeu um décimo por ter ultrapassado o número de tripés da Comissão de Frente. A União da Ilha também foi descontada em um décimo por ter ultrapassado o tempo máximo de desfile.

O desfile

Na avenida, a Viradouro foi segunda escola a desfilar no primeiro dia do Grupo Especial e conquistou o título de melhor enredo no Estandarte de Ouro. Eles viajaram até a Bahia, para cantar o empoderamento feminino das Ganhadeiras de Itapuã. Uma das justificativas levantadas para a escolha da escola foi a facilidade de comunicação com o público, dada a facilidade de compreensão do enredo. A comissão de frente da vermelho e branco levou para a avenida um aquário de 7 mil litros no qual uma nadadora de nado sincronizado encantou o público com movimentos submersos. A abertura rendeu o prêmio para agremiação.


A comissão de frente coreografada por Alex Neoral foi um dos principais destaque que renderam o grande título para a escola. "Uma sensação de missão cumprida. Eu acho que essa sereia foi o nosso amuleto da sorte e veio trazer esse título. Foi o destaque do Carnaval e eu estou muito feliz de ter sido um privilégio da comissão de frente. É o meu primeiro título, e eu preciso agradecer os bailarinos, as 15 negras empoderadas maravilhosas, o presidente e todo mundo da escola. Eu estou muito feliz", disse Neoral.

A disputa

Durante o começo da apuração, a escola de samba Beija-Flor liderou o ranking da Liga das Escolas de Samba. A Grande Rio se manteve colada, compartilhando a segunda colocação com a Unidos do Viradouro. Mas, a partir do quesito "evolução" a escola conseguiu superar a Beija-Flor e empatar com a Grande Rio e foi conseguindo se distanciar das demais. Foi na penúltima nota do quesito "harmonia" que a Unidos do Viradouro conseguiu seu título de campeã do Carnaval de 2020 do Rio de Janeiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!