Quando você pensa no carnaval, o que lhe vem à cabeça? Festa, confete, batuque, purpurina, fantasia, bebedeira e liberdade (sem falar na aspirina) devem estar entre as palavras-chave. Mas todo carnaval é igual? As músicas são as mesmas? Um levantamento feito pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) mostra que não. O estudo analisou a s mais tocadas nos principais polos carnavalescos do Brasil — Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais.
Leia também: Gaviões da Fiel e Mocidade Alegre brilham e marcam 2ª noite de desfiles em SP
Enquanto os carnavais de São Paulo e Belo Horizonte, em ascensão nos últimos anos, ainda tateiam em busca de uma identidade sonora, os de Rio, Salvador e Recife/Olinda seguem com preferências bem claras, com marchinha e samba .
Na Bahia, ouve-se muito "Contatinho", de Léo Santana com participação de Anitta, aquela do refrão "Oi, te liguei? Deve tá ocupadinha, tudo bem. Tá com outro contatinho". Mas também andam tocando bastante "O mundo vai" (Ivete Sangalo), "Sacanagenzinha" (Harmonia do Samba) e "Diferenciada" (Parangolé).
Leia também: Iza estreia na Sapucaí seminua com fantasia ousadíssima
Confira as mais tocadas em 2020 e nos últimos anos na Bahia, no Rio de Janeiro, em Pernambuco, em Minas Gerais e em São Paulo
Bahia
Neste ano, fazem sucesso, segundo o Ecad, " Contatinho ", de Léo Santana e Anitta, "O Mundo Vai", de Ivete Sangalo, e "Sacanagenzinha", do Harmonia do Samba. Confira as mais ouvidas dos últimos cinco anos:
- 2019: "Crush Blogueirinha", de Léo Santana;
- 2018: "Sarra Toma", do Parangolé;
- 2017: "Santinha", de Léo Santana;
- 2016: "Metralhadora", da Banda Vingadora; e
- 2015: "Tem xenhenhem", do Psirico.
Rio de Janeiro
Em 2020, bombam " Verdinha ", de Ludmilla, "Tudo ok", de Thiaguinho MT feat Mila e JS O Mão de Ouro, "Rave de Favela", de Anitta, MC Lan e Major Lazer. Confira as mais ouvidas dos últimos cinco anos:
- 2019: "Samba de arerê", de Revelação e Beth Carvalho;
- 2018: "Peguei um Ita no Norte", do Salgueiro;
- 2017: "Mulata iê iê iê", de Emilinha Borba;
- 2016: "Não quero dinheiro", de Tim Maia; e
- 2015: "Vou festejar", de Beth Carvalho.
Pernambuco
Mais um carnaval tradicional do Brasil, o de Pernambuco foge do que mais toca no sudeste nos últimos anos. Em 2020, " Hino do Galo ", do Galo da Madrugada, "Frevo Mulher", de Zé Ramalho, e "Voltei Recife", de Alçeu Valença. Confira as mais ouvidas dos últimos cinco anos:
- 2019: "Frevo Mulher", de Zé Ramalho;
- 2018: "Hino do Galo", do Galo da Madrugada;
- 2017: "Hino do Galo", do Galo da Madrugada;
- 2016: "Vassourinha", do Misto Vassourinhas; e
- 2015: "Hino do Galo", do Galo da Madrugada.
Minas Gerais
Assim como no Rio de Janeiro, "Verdinha", de Ludmilla, aparece entre os destaques deste ano, ao lado de " Amor de que ", de Pabllo Vittar, e "Lucro (Descomprimindo), do BaianaSystem. Confira as mais ouvidas dos últimos cinco anos:
- 2019: "Eva", da Banda Eva;
- 2018: "Praieiro", de Jamill e Uma Noites;
- 2017: "Malandramente", de Dennis e MCs Nandinho & Nego Bam;
- 2016: "Camarote", de Wesley Safadão; e
- 2015: "Lepo Lepo", do Psirico.
São Paulo
No estado mais populoso do país, " Tudo ok ", de Thiaguinho MT feat Mila e JS O Mão de Ouro, "Amor de que", de Pabllo Vittar, e "Verdinha", de Ludmilla, são os grandes sucessos. Confira as mais ouvidas dos últimos cinco anos:
- 2019: "Mamãe eu quero", de Carmen Miranda;
- 2018: "País tropical", de Jorge Ben Jor;
- 2017: "Mamãe eu quero", de Carmen Miranda;
- 2016: "Mamãe eu quero", de Carmen Miranda; e
- 2015: "País tropical", de Jorge Ben Jor.