O cineasta Josias Teófilo confirmou ao jornal O GLOBO que foi sondado para ser o novo secretário adjunto da cultura, substituindo José Paulo Soares Martins, exonerado nesta quarta-feira. A informação de que o diretor pernambucano havia sido procurado pelo governo federal foi antecipada por Matheus Leitão em seu blog no site G1 .

Leia também: Bolsonaro diz estar com saudade de Regina Duarte e brinca com "noivado"

Josias Teófilo foi sondado para assumir o cargo de secretário adjunto da cultura
Reprodução/ Instagram @josiasteofilo
Josias Teófilo foi sondado para assumir o cargo de secretário adjunto da cultura


Teófilo dirigiu o documentário " O jardim das aflições ", vencedor do prêmio de melhor filme no festival Cine PE em 2017, sobre o ideólogo Olavo de Carvalho. O filme se apropria do título de um dos livros publicados pelo guru do núcleo duro do governo Bolsonaro para abordar sua rotina no interior da Virgínia, nos Estados Unidos.

Leia também: Zé de Abreu chama Bolsonaro de "mentecapto" e provoca Regina Duarte

Abaixo, a entrevista que Josias Teófilo concedeu por telefone.

Você confirma que foi convidado para ser o novo secretário adjunto da cultura?

Fui sondado por gente do governo. Eu concordei em ir se for convidado oficialmente. Mais ainda falta o convite oficial, ainda precisa ver lá dentro, a própria Regina Duarte ainda precisa aceitar o convite para ser secretária especial da Cultura .

Caso venha o convite oficial, qual você imagina que pode ser sua contribuição no governo?

Quero colaborar, chegar com muita humildade, para ouvir, para sentir. Eu preciso sentar para estudar a situação e dar uma opinião mais abalizada. Fazer uma avaliação nesse momento é um pouco complicado.

O que acha da política cultural do governo até agora?

Eu acho que o governo e a classe artística podem se entender. A Regina está com um discurso pacificador. É a melhor coisa que se pode fazer no atual momento. Regina é uma artista, uma pessoa sensível, reconhece a necessidade do diálogo para um entendimento maior. Isso é muito bom. O próprio presidente parece gostar muito dela, está muito reverente a ela.

Leia também: Regina Duarte aceita "fase de teste" na Secretaria de Cultura

Você falou com Bolsonaro?

Não. Foi um pessoal do governo que, por questão de respeito, prefiro não identificar. Foi há dois dias [na segunda-feira, dia 20] .

O que ficou combinado?

Eles ficaram de voltar a entrar em contato em breve. Estou aqui esperando ver o que vai acontecer.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!