O secretário especial da Cultura , Roberto Alvim, copiou uma citação do ministro de propaganda da Alemanha nazista , Joseph Goebbels, em um pronunciamento. O vídeo foi divulgado para anunciar o Prêmio Nacional das Artes, projeto no valor total de mais de R$ 20 milhões.  

Leia também: Desconfortável com interferências de Bolsonaro na Cultura, secretário se demite

Roberto Alvim citou o discurso do líder nazista em um vídeo
Reprodução
Roberto Alvim citou o discurso do líder nazista em um vídeo


Após gerar indignação com um vídeo, o secretário especial de Cultura de Jair Bolsonaro, Roberto Alvim , usou suas redes sociais para falar sobre o assunto. O secretário classificou as semelhanças de seu discurso com o de Goebbels como uma "coincidência retórica" mas defendeu que "a frase em si é perfeita".

Leia também: José Paulo Martins assume Secretaria Especial de Cultura

"O que a esquerda está fazendo é uma falácia de associação remota: com uma coincidência retórica em UMA frase sobre nacionalismo em arte, estão tentando desacreditar todo o PRÊMIO NACIONAL DAS ARTES, que vai redefinir a Cultura brasileira... É típico dessa corja. Foi apenas uma frase do meu discurso na qual havia uma coincidência retórica.
eu não citei ninguém. E o trecho fala de uma arte heróica e profundamente vinculada às aspirações do povo brasileiro", escreveu Alvim.

Apesar de afirmar que jamais citaria Goebbles, o secretário reconheceu a semelhança entre ambos os discursos e afirmou que "a frase em si é perfeita".

Veja o que diz a citação de Goebbels:

Segundo o livro "Goebbels: a Biography", de Peter Longerich, o líder nazista afirmou: "A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada"

O que disse Roberto Alvim:

Nó vídeo divulgado pela Secretaria Especial de Cultura ele afirma: "A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada", discursou Alvim no vídeo postado nas redes sociais.

Leia também: André Sturm é o novo secretário do Audiovisual do governo Bolsonaro

"Não há nada de errado com a frase. Todo o discurso foi baseado num ideal nacionalista para a Arte brasileira, e houve uma coincidência com UMA frase de um discurso de Goebbles... Não o citei e JAMAIS o faria. Foi, como eu disse, uma coincidência retórica. Mas a frase em si é perfeita: heroísmo e aspirações do povo é o que queremos ver na Arte nacional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!