O documentário "Chico: Artista Brasileiro"(2015), que narra a trajetória musical do cantor nos últimos 50 anos, teria sido censurado pela Embaixada do Brasil em Montevidéu, no Uruguai. A informação foi revelada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo  nesta sexta (13).

Leia também: “A Globo teve que colocar você no ar”, diz Lula para Chico Buarque

Chico Buarque
Wikimedia Commons
Chico Buarque

De acordo com a publicação, o longa-metragem de Chico Buarque , dirigido por Miguel Faria Junior, seria exibido no próximo mês de outubro no Festival Cine de Brasil 2019, que é co-patrocinado pela embaixada. No entanto, o governo brasileiro avisou aos produtores responsáveis pelo evento que o filme estava proibido de integrar a mostra.

Leia também: Discografia e playlist especial para comemorar os 75 anos de Chico Buarque

O diretor do documentário  foi comunicado sobre a suposta censura pela empresa JBM Producciones do Uruguai por meio de uma carta. Confira o texto na íntegra.

Você viu?

"Quero informar como vão as coisas a caminho da estreia, finalmente, de 'Chico' no Uruguai. Junto a nossa associada ENEC, que além de distribuidores são exibidores, tínhamos planejado estrear o filme no Festival Cine de Brasil 2019, que acontece em outubro, e, entre outros, é patrocinado pela Embaixada do Brasil em Montevidéu", iniciou o diretor.

"Esta manhã recebi com surpresa uma mensagem do exibidor dizendo que lhe ligaram da embaixada para 'pedir' que não seja exibido o filme de Chico neste festival. Se é lógico devido à situação política no Brasil, no Uruguai é muito grave que se censure a exibição de um filme, sendo que neste caso a JMB Filmes do Uruguai é distribuidora e esse ato afeta nossos interesses", continuou.

Leia também: Após ofensa em rede social, antiquário terá que pagar R$ 100 mil a Chico Buarque

"Acrescendo mais abaixo cópia da mensagem oficial de ENEC (sócios-proprietários da sala ALFA/BETA) me comunicando e um arquivo anexo de áudio de chamada de uma senhora, supomos que do Brasil, que avisa à sala da decisão da embaixada do Brasil no Uruguai", finalizou o diretor do longa sobre Chico Buarque .

Com informações da ANSA*

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!