Será que os Beatles gravaram "Abbey Road" (álbum que completa 50 anos de lançado no próximo dia 26 de setembro) com a intenção de que fosse o último disco da banda? Segundo o especialista Mark Lewisohn revelou ao jornal Guardian , não é bem assim. Com o respaldo de uma fita gravada na reunião que John Lennon , Paul McCartney e George Harrison tiveram em 8 de setembro de 1969, ele garante que a história terá que ser reescrita.

Leia também: Vendas de vinil devem superar as de CDs pela primeira vez

Beatles
Divulgação
Beatles


"Os livros sempre nos disseram que sabiam que ' Abbey Road ' seria o último álbum e que os Beatles queriam sair de cena por cima. Mas não. Ali, eles estão discutindo o álbum seguinte. E você acha que John é quem queria separá-los, mas, quando você ouve a fita, vê que não é", disse Lewisohn.

Enquanto o baterista Ringo Starr estava no hospital, passando por exames para revelar as razões de um desconforto intestinal, John, Paul e George se encontraram na sede da gravadora Apple. John trouxe um gravador portátil, colocou-o na mesa, ligou-o e disse: "Ringo - você não pode estar aqui, mas é para ouvir o que estamos discutindo".

Leia também: Segundo Olavo, quem escreveu as músicas dos Beatles foi sociólogo alemão

Você viu?

Single natalino

Reprodução
"Abbey Road"

Mais adiante na fita apresentada por Lewisohn ao Guardian , eles falam sobre o plano de lançar outro álbum — e talvez um single natalino. Pode-se ouvir John sugerindo que cada um deles trouxesse músicas candidatas ao single. Ele também propõe uma nova fórmula para a montagem do álbum seguinte: quatro músicas de Paul, George e dele próprio e duas de Ringo.

John se refere ao "mito de Lennon-e-McCartney", indicando claramente que a autoria de suas canções, até agora apresentada ao público como uma parceria sacrossanta, deveria finalmente ser creditada individualmente. Então Paul responde à notícia de que George teria a mesma posição de compositor que John e ele próprio: "Até este álbum, pensei que as músicas de George não eram boas." E este responde, irritado: "É uma questão de gosto. No final das contas, as pessoas gostaram das minhas músicas. ”

Um mapeamento das tensões que levariam à dissolução do grupo faz parte de "Hornsey Road", espetáculo teatral no qual Mark Lewisohn usa fita, filme, fotografias, novas mixagens de áudio das músicas e suas anedotas e recordações para contar a história do famoso álbum.

Leia também: O mundo sem Beatles? Ouça hits da banda para soltar a voz vendo “Yesterday”

O icônico álbum foi lançado em 26 de setembro, seis dias depois de Lennon revelar aos companheiros de banda que ele ia deixar o grupo. Gravado após o problemático álbum "Let It Be", que foi lançado apenas em 8 de maio de 1970, ele foi criado em uma atmosfera muito mais descontraída.

O álbum dos Beatles contém 17 faixas, incluindo Something  e Here Comes the Sun , de George Harrison, Octopus's Garden , de Ringo Starr, Come Together , de Lennon, e um medley de trechos de músicas inacabadas, em grande parte de autoria de Paul McCartney.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!