O ministro da Cidadania, Osmar Terra, afirmou nesta quinta-feira (22) que o governo federal vai escolher os temas dos filmes financiados com dinheiro público. O critério, segundo ele, será o "interesse da sociedade" pelo projeto. Ele foi questionado sobre a suspensão de um edital com séries LGBT para TVs públicas, nesta quarta-feira (21), que não agradou ao presidente Jair Bolsonaro.

Leia também: Bolsonaro diz que pode recuar em intenção de extinguir a Ancine

Ministro Osmar Terra
Agência Brasil
Ministro Osmar Terra


"Nós temos que discutir que direcionamento tem que ter, que temáticas têm que ser trabalhadas no cinema brasileiro, até para não ter filme que vá receber dinheiro público e que não tenha interesse nenhum para a sociedade", afirmou Osmar Terra .

Terra assinou na última quarta-feira (21) a portaria que suspendeu o processo de concorrência com séries de temática LGBT , entre outros assuntos. O ato se deu após críticas do presidente aos filmes.

Leia também: Ministro diz que fome no Brasil está no mesmo nível que Japão, Noruega e Suécia

Em seu último pronunciamento ao vivo em redes sociais, exibido na quinta-feira (15), o presidente atacou quatro das produções finalistas do edital "BRDE/FSA PRODAV" que concorriam pelas categorias "diversidade de gênero" e "sexualidade". Lançada em 13 de março de 2018, a seleção tem um orçamento total de R$ 70 milhões, provenientes do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Após a suspensão do edital, o secretário de cultura, Henrique Pires, foi demitido e acusou o governo de censura. Nesta quinta-feira (22), Terra disse que o motivo da saída não tem relação com a portaria assinada por ele e que o secretário não vinha desempenhando seu trabalho como o governo gostaria.

Para o ministro, o Governo Bolsonaro não pode aceitar editais que tenham sido propostos "por um funcionário do governo passado" e que sua decisão não é censura. Ele afirmou não ter nada contra a temática e disse que quer saber se filmes com esse assunto "são mesmo prioridade".

Leia também: Ministério da Cidadania indica técnico para colocar Ancine nos trilhos

"As coisas não estavam funcionando. Estava tudo muito lento na Secretaria de Cultura. Acho que é uma questão de perfil de gestão. Fui surpreendido pela notícia da imprensa em que ele (Henrique Pires) disse que tinha saído por causa de censura. Eu acho que ele criou um enredo para justificar a saída, que era inevitável", disse.

Osmar Terra esteve nesta quinta-feira (22) no Hotel Grand Hyatt, juntamente com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para um evento com empresários. Em seu discurso para a plateia, ele criticou o Bolsa Família e afirmou que o Brasil não sofre com a fome desde o governo de Fernando Henrique Cardoso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!