Logo que a notícia da morte do cantor e compositor João Gilberto começou a circular pelas redes sociais, veículos de todo o mundo destacaram a sua importância não só para a música brasileira, mas também o impacto da bossa nova na produção musical global a partir dos anos 1960.
O site do “The New York Times” informou que a morte do cantor e compositor João Gilberto foi confirmada por postagens de familiares, destacando a do filho Marcelo Gilberto (“sua luta foi nobre e ele tentou manter a dignidade à luz da perda de sua soberania”).
Leia também: Famosos e familiares se despedem de João Gilberto, o pai da bossa nova
A agência Reuters destacou o início da carreira do cantor na Bahia e sua ida para o Rio de Janeiro, onde gravou “Chega de saudade” e deu início ao mundialmente famoso estilo da bossa nova.
O “Independent”, na Inglaterra, lembrou o álbum “Getz/Gilberto”, de 1964, gravado com o saxofonista Stan Getz, que vendeu milhões de cópias, ganhou vários Grammys e popularizou a bossa nova em todo o mundo.
O site do inglês “The Guardian” reproduziu declarações do escritor Ruy Castro, autor do livro “Chega de saudade”, e da cantora Daniela Mercury. Uma postagem de Gal Costa foi citada: “ João Gilberto , o maior gênio da música brasileira, foi uma influência definitiva em minha música”.