Chico Buarque  completa 75 anos nesta quarta-feira (19), às vésperas da chegada aos serviços de streaming de uma leva de discos seus lançados entre 1987 e 2001 — pelas gravadoras RCA e BMG (acervo hoje nas mãos da Sony).

Leia também:Discografia e playlist especial para comemorar os 75 anos de Chico Buarque

Chico Buarque completa 75 anos com lista de músicas mais ouvidas no Spotify
Reprodução/Instagram
Chico Buarque completa 75 anos com lista de músicas mais ouvidas no Spotify

Há ali as gravações originais de clássicos como Futuros amantes , Estação derradeira  e Todo o sentimento , que provavelmente entrarão entre as mais ouvidas de  Chico Buarque  nas plataformas. Irão se juntar a outras de diversos momentos de sua carreira — como mostra a lista de suas canções mais populares no Spotify .

Entre as 15 mais tocadas de Chico Buarque na plataforma, estão gravações que vão de 1966 ( A banda , de seu primeiro disco) até "2017" ( Tuas cantigas, As caravanas  e Dueto , todas de "Caravanas", seu mais recente lançamento). Dueto  já havia sido lançada em 1980 por Nara Leão, mas a gravação que se popularizou no Spotify é de Chico com a neta Clara Buarque.

Pela lista, "Caravanas" é um dos seus discos mais populares. Além dele, apenas o álbum "Chico Buarque", de 1978, comparece com três canções — Essa moça tá diferente , Cálice  e Feijoada completa . O álbum, porém, inclui músicas antigas que Chico ainda não havia trazido para um álbum seu — algumas por terem sido censuradas na época do lançamento (caso exatamente de Cálice  e Essa moça tá diferente ).

Leia também: Após ofensa em rede social, antiquário terá que pagar R$ 100 mil a Chico Buarque

A música mais tocada de Chico, porém,  não vem de nenhum dos dois álbuns, mas sim de "Construção", de 1971. A canção-título encabeça a lista, com 11,4 milhões de audições — do disco, está lá também Cotidiano .

Canções políticas, de consciência social ou ligadas ao contexto histórico da ditadura militar dividem espaço com outras mais líricas. No primeiro caso, está a crônica da tragédia de um operário em Construção ; os versos cifrados de O que será (À flor da terra) , Meu caro amigo , Cálice .

Há também recados diretos ao do governo militar em Apesar de você " e Roda viva , que serviu de plataforma para o teatro "subversivo" de Zé Celso. O amor espremido em meio à vida de exploração do trabalhador ( Cotidiano ); a violência do racismo e o ódio contra pobres como algo constitutivo do Brasil contemporâneo ( As caravanas ).

Entre as mais românticas, contemplativas ou simplesmente alegres, A banda  é mais popular, com sua ingenuidade (por fim amarga, porque a banda vai embora). Mas há ainda o louvor (um tanto perplexo) com a musa independente, disposta a se supermodernizar em Essa moça tá diferente.

A fronteira tênue entre o hiperromantismo e o delírio doentio em Tua cantiga ; a maturidade infantil de João e Maria ; o amor acima de todas as determinações do destino em Dueto ; a crônica gastronômica-festiva de Feijoada completa ; o olhar lírico sobre o subúrbio de Gente humilde .


Veja abaixo a lista completa das canções mais tocadas no Spotify, ao lado de seus respectivos álbuns e o ano de lançamento. Em primeiro está  Construção  , do álbum "Construção" de 1971 com 11,4 milhões; seguido de  O que será (À flor da terra) do álbum "Meus caros amigos" de 1976 com 9,9 milhões, e  Apesar de você do álbum "Chico Buarque" de 1978 com 9 milhões de acesso. 

Em 4º lugar está a música Roda viva no álbum "Chico Buarque de Hollanda vol. 3" de 1968 com 9 milhões, seguido de  Cotidiano no álbum "Construção" de 1971 7, com 5 milhões,  A banda do álbum "Chico Buarque de Hollanda" de 1966 com 5,7 milhões,  Essa moça tá diferente do álbum "Chico Buarque de Hollanda nº 4" de 1970 com 5,4 milhões, Tua cantiga do álbum "Caravanas" de 2017 com 5,4 milhões, João e Maria no álbum "Os meus amigos são um barato", de Nara Leão, de 1977 com 5,3 milhões e  As caravanas do álbum "Caravanas", de 2017  com 5,1 milhões de acesso.

Em 11º lugar está a música Cálice no álbum "  Chico Buarque  ", de 1978 com 4,7 milhões, seguido do hit Meu caro amigo do álbum "Meus caros amigos" com 3,9 milhões, de 1976, Dueto no álbum "Caravanas", de 2017 com 3,9 milhões,  Feijoada completa no álbum "Chico Buarque", de 1978 com 2,5 milhões e fecha a lista com Gente humilde  no álbum "Chico Buarque de Hollanda nº 4", de 1970 com 2 milhões de acesso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!