O corpo de Antunes Filho começou a ser velado na manhã desta sexta-feira (3) no Teatro Sesc Achieta, no Sesc Consolação, região central de São Paulo. O diretor de teatro morreu nesta quinta-feira (2) aos 89 anos. Criador do Centro de Pesquisa Teatral (CPT), o paulista ajudou a formar atores e atrizes que seguiriam carreira no teatro, cinema e televisão. 

O corpo chegou às 7h ao teatro em caixão fechado e o velório, que começou por volta das 8h, segue até às 15h, quando o corpo de Antunes Filho segue para o crematório da Vila Alpina, Zona Leste de São Paulo, onde será cremado em cerimônia fechada.

O diretor de teatro foi internado no Hospital Sírio-Libanês há duas semanas após sentir um mal-estar. Lá, depois de se submeter a uma bateria de exames, ele descobriu estar com câncer de pulmão em estágio avançado.

Leia também: Artistas e personalidades lamentam a morte de Antunes Filho

Antunes Filho
Reprodução/Instagram
Antunes Filho

Perda inestimável

José Celso Martinez gravou um vídeo falando sobre a importância do amigo. O diretor afirmou que ele faz parte de uma geração que transformou o teatro, anteriormente dominado por encenadores estrangeiros. Zé Celso colocou Antunes ao lado de nomes como Paulo Rangel, Augusto Boal, Abujamra e Amir Haddad como os principais nomes da direção teatral.

Leia também: Camila Pitanga, Marcos Caruso e mais famosos lamentam a morte de Antunes Filho

“O Antunes, que se foi hoje, formou muitas gerações e gerações de atores e atrizes. Morre um sujeito muito fértil, um homem de teatro muito fértil, muito poderoso e que teve a capacidade de trazer exatamente o que nós todos queríamos para o teatro. Não digo brasileiro, nacionalista, mas com encenadores do Brasil fazendo teatro no mesmo nível que se faz no mundo inteiro”, diz Zé Celso .

O ator Luís Melo postou em seu Instagram uma mensagem para o diretor: "Descanse em paz Mestre, você será sempre muito amado!", publicou.

Leia também: Livro de fotos mapeia as encenações de Antunes Filho

Zé Celso Martinez
Reprodução/TV Globo
Zé Celso Martinez

Paulo Betti também se despediu do dramaturgo nas redes sociais: "Adeus Antunes Filho ! Sua direção em Macunaíma ficará pra sempre na minha memória! Viva o Teatro! RIP". 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!