Tamanho do texto

Cantora, que morreu nesta terça-feira (30), tem grande importância para o samba. Confira a playlist definitiva da madrinha do gênero a seguir

Morreu na noite desta terça-feira (30), no Rio de Janeiro, a cantora Beth Carvalho, conhecida como a madrinha do samba . Artista estava internada por causa de problemas na coluna que tinha há anos.

Leia também: Paixões pelo Botafogo e Mangueira e engajamento político definiam Beth Carvalho

As melhores músicas de Beth Carvalho
Divulgação
As melhores músicas de Beth Carvalho

Em homenagem a madrinha do samba,  Beth Carvalho , uma das figuras mais icônicas do gênero no Brasil, o iG Gente compilou as 10 melhores músicas da cantora.

Leia também: A vida e carreira de Beth Carvalho, a madrinha do samba, em imagens

  • Viver e Não Ter a Vergonha de Ser Feliz

Originalmente a canção é de Gonzaguinha, que a lançou em 1976. Porém, em 2003, Beth deu um novo tom aos versos ao regravar sob o título de O que É, o Que É

O verso mais icônico ilustrou o audiovisual brasileiro e atravessa gerações até hoje: "Viver
E não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz".

  • Coisinha do Pai

Apesar de não ser de autoria de Carvalho, foi em seu timbre que a canção foi escolhida pela NASA para acordar o robô Sojourner, em expedição em Marte, em 1997.

"Oh Coisinha tão bonitinha do pai, oh Coisinha tão bonitinha do pai", é um refrão agitado e chiclete, ou seja, gruda com facilidade e demora para sair de onde se hospeda.

  • Samba de Arerê

Em 2000 Beth colocou muito agito em sua arte com Samba de Arerê . A canção faz parte do álbum "Pagode de Mesa" e foi um grande sucesso em seu lançamento. 

  • Coisa da Pele

Em uma fase mais reflexiva, Beth mostrou uma nova faceta com Coisa da Pele , presente em seu álbum de comemoração de 40 anos de carreira, que foi gravado no Teatro Municipal de São Paulo.

  • Saco de Feijão

Saco de Feijão não poderia ficar fora dessa, a música é uma das canções mais icônicas da sambista brasileira. Entre um verso e outro, ela fala sobre a chegada dos tempos modernos e do aumento de preço nos produtos alimentícios.

  • Acreditar

Outra canção de "Pagode de Mesa" que ganha destaque nesta lista de músicas marcantes é Acreditar . Na obra, Carvalho disserta sobre lições que a vida pode ensinar. 

  • Canto da Rainha

Sem desapegar do samba tradicional, Beth homenageou as raízes africanas ao falar sobre Iemanjá na canção o Canto da Rainha .

  • Desde Que o Samba É Samba

Deixando o agito de lado, em 2008, Beth cantou melancolias com Desde Que o Samba É Samba . Ao lado do pandeiro e do cavaquinho, a cantora foi ovacionada pela canção.

  • Depois da Madureira

Entoando causos e situações, Depois de Madureira também é outro sucesso da artista. Com seu tom altamente carnavalesco, a canção é uma das mais escutadas de Beth no Youtube.

  • Esse é O Botafogo Que Eu Gosto
As melhores músicas de Beth Carvalho
Reprodução / Instagram
As melhores músicas de Beth Carvalho

Leia também: Cantora Beth Carvalho morre no Rio de Janeiro

Para finalizar a lista não poderia faltar Esse é o Botafogo Que Eu Gosto . Beth Carvalho era uma grande entusiasta do time de futebol e conquistou prestígio da torcida ao lançar o projeto em 1989. 

    Leia tudo sobre: músicas