Morreu na noite desta terça-feira (30), no Rio de Janeiro, a cantora Beth Carvalho, conhecida como a madrinha do samba . Artista estava internada por causa de problemas na coluna que tinha há anos.
Leia também: Paixões pelo Botafogo e Mangueira e engajamento político definiam Beth Carvalho
Em homenagem a madrinha do samba, Beth Carvalho , uma das figuras mais icônicas do gênero no Brasil, o iG Gente compilou as 10 melhores músicas da cantora.
Leia também: A vida e carreira de Beth Carvalho, a madrinha do samba, em imagens
- Viver e Não Ter a Vergonha de Ser Feliz
Originalmente a canção é de Gonzaguinha, que a lançou em 1976. Porém, em 2003, Beth deu um novo tom aos versos ao regravar sob o título de O que É, o Que É .
O verso mais icônico ilustrou o audiovisual brasileiro e atravessa gerações até hoje: "Viver
E não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz".
- Coisinha do Pai
Apesar de não ser de autoria de Carvalho, foi em seu timbre que a canção foi escolhida pela NASA para acordar o robô Sojourner, em expedição em Marte, em 1997.
"Oh Coisinha tão bonitinha do pai, oh Coisinha tão bonitinha do pai", é um refrão agitado e chiclete, ou seja, gruda com facilidade e demora para sair de onde se hospeda.
- Samba de Arerê
Em 2000 Beth colocou muito agito em sua arte com Samba de Arerê . A canção faz parte do álbum "Pagode de Mesa" e foi um grande sucesso em seu lançamento.
- Coisa da Pele
Em uma fase mais reflexiva, Beth mostrou uma nova faceta com Coisa da Pele , presente em seu álbum de comemoração de 40 anos de carreira, que foi gravado no Teatro Municipal de São Paulo.
- Saco de Feijão
Saco de Feijão não poderia ficar fora dessa, a música é uma das canções mais icônicas da sambista brasileira. Entre um verso e outro, ela fala sobre a chegada dos tempos modernos e do aumento de preço nos produtos alimentícios.
- Acreditar
Outra canção de "Pagode de Mesa" que ganha destaque nesta lista de músicas marcantes é Acreditar . Na obra, Carvalho disserta sobre lições que a vida pode ensinar.
- Canto da Rainha
Sem desapegar do samba tradicional, Beth homenageou as raízes africanas ao falar sobre Iemanjá na canção o Canto da Rainha .
- Desde Que o Samba É Samba
Deixando o agito de lado, em 2008, Beth cantou melancolias com Desde Que o Samba É Samba . Ao lado do pandeiro e do cavaquinho, a cantora foi ovacionada pela canção.
- Depois da Madureira
Entoando causos e situações, Depois de Madureira também é outro sucesso da artista. Com seu tom altamente carnavalesco, a canção é uma das mais escutadas de Beth no Youtube.
- Esse é O Botafogo Que Eu Gosto
Leia também: Cantora Beth Carvalho morre no Rio de Janeiro
Para finalizar a lista não poderia faltar Esse é o Botafogo Que Eu Gosto . Beth Carvalho era uma grande entusiasta do time de futebol e conquistou prestígio da torcida ao lançar o projeto em 1989.