A escritora americana Nora Roberts, famosa por publicar livros românticos, entrou com um processo por violação de direitos autorais contra a brasileira Cristiane Serruya, acusando-a de plagiar suas obras de maneira "escandalosa".

Leia também: Assédio, plágio e direitos autorais: Rede Globo é alvo de processos na Justiça

Nora Roberts acusou brasileira de plágio
Reprodução/Instagram
Nora Roberts acusou brasileira de plágio


Na ação,  Nora Roberts está pedindo danos em três mil vezes o valor do maior preço de venda dela. Se ganhar, disse que doaria a quantia para um programa de alfabetização no Brasil. "Se alguém plagiar, eu vou atrás dessa pessoa" disse Nora à agência de notícias "Associated Press". "Se pegar meu trabalho, pagará por ele e eu farei o meu melhor para que não escreva novamente", disse sobre a brasileira .

Leia também: Empresa de cosméticos processa Kylie Jenner por plagiar linha de beleza

A autora brasileira Cristiane Serruya se envolveu em uma polêmica literária global . Autora de livros em língua inglesa, a carioca está sendo acusada por vários autores internacionais de plágio.

Nora Roberts chamou os livros que Cristiane vende em sites de auto-publicação de "uma colcha de retalhos literária" que retrata emoções "praticamente idênticas" àquelas expressas em seus livros. "Ela é uma sanguessuga que se alimenta da profissão de escritora", desabafou.

Você viu?

Cristiane é acusada de plagiar partes das obras "Unfinished Business", "River Ends" e "Whiskey Beach", além de dezenas de trechos de outros autores. Ela até inspirou posts com a hashtag #CopyPasteCris (#CrisCopiaeCola, em tradução livre) no Twitter, gerando diversas denúncias.

O site da Amazon, que disponibiliza obras da brasileira, moradora do Rio de Janeiro, foi criticado por não verificar trabalhos que copiam outros livros. Em nota, a empresa afirmou que leva "violações de leis e direitos de propriedade muito a sério", informou a "AP".

"Usamos uma combinação de equipes de pesquisadores e tecnologia automatizada para prevenir e capturar a grande maioria dos agentes mal-intencionados que tentam violar nossas políticas antes de publicá-las", diz trecho do comunicado.

"Nos raros casos em que alguém passa, investigamos e removemos os livros que violam as regras. Além disso, todas as páginas de produtos Kindle contêm um link para que qualquer um possa sinalizar títulos suspeitos e a equipe investiga todos os títulos sinalizados".

Nora e Cristiane chegaram a trocar e-mails em fevereiro, quando as acusações contra a brasileira repercutiram bastante nas redes sociais. A acusada tinha dito que "nunca iria intencionalmente plagiar ninguém", enquanto jogou a culpa em outros profissionais.

Leia também: Plágio do plágio! Lana Del Rey é processada pelo Radiohead

"Eu cometi um erro", admitiu a escritoa brasileira , acrescentando que teria sido "enganada por alguns mentores e coachers" que cobravam por resultados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!