Kleber Mendonça Filho retorna a Cannes em 2019 ao lado de Sonia Braga, repetindo a parceria de “Aquarius” em 2016. Agora, o diretor leva, ao lado de Juliano Dornelles, o longa “Bacurau”, filmado no Sertão do Seridó, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.
Kleber conta que esse é um trabalho de anos: “Creio que esse filme é o resultado da nossa relação com os filmes e as pessoas que amamos e que nos formaram, com Pernambuco, com o Brasil e com o mundo. É incrível poder voltar a exibir um filme no Palais em Cannes , três anos depois daquele momento sensacional com Aquarius”, comentou o diretor.
Leia também: Crítica internacional elogia "Aquarius": "Vai fazer você querer morar no Brasil"
O codiretor Dornelles comentou sobre a importância de ter um filme nacional na competição principal do festival francês: “ Bacurau é um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2009, quando era só uma ideia, até ser filmado em 2018. Enquanto o roteiro se transformava, o país e nosso cotidiano também. Estrear em Cannes nesse ano de 2019 é dar um lugar de respeito ao Brasil, seu cinema e sua cultura”.
Os diretores descrevem “Bacurau” como “um filme de aventura ambientado no Brasil daqui a alguns anos”. O filme está atualmente em pós-produção na França. No Brasil, o filme será lançado no segundo semestre pela Vitrine Filmes.
Leia também: Lista: Cineastas consagrados elegem os melhores filmes da história do cinema
Além de Sonia Braga, o elenco conta com Udo Kier, Karine Teles, Barbara Colen, Silvero Pereira, Thomas Aquino, Antonio Saboia, Rubens Santos e Lia de Itamaracá. Em Cannes , o longa competirá com novos filmes de diretores como Pedro Almodóvar, Terrence Malik e Jim Jarmusch.